Domingo na Arena especial será dedicado ao Setembro Amarelo

Programação terá acolhimento, orientações e Stand Up com Yves Justino.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Brunno Martins
Além das atividades lúdicas, educativas, esportivas e sócio-culturais, a edição deste dia 16 vai contar com ações alusiva ao Setembro Amarelo.

A prevenção ao suicídio está na pauta do 'Domingo na Arena' especial, dedicado ao 'Setembro Amarelo'. Além das atividades lúdicas, educativas, esportivas e sócio-culturais, a edição deste dia 16 vai contar com ações de acolhimento e orientações alusivas à campanha de valorização da vida. 

O programa dominical, apoiado pelo Sistema Fiern e projetos 'Cultura na Praça' e ‘Som na Caixa', começa às 15h. A entrada é gratuita e o espaço disponibilizado pela arena multiuso funciona ao lado sul da praça externa (às margens da BR-101).

Com o tema 'Falar é a melhor solução', a campanha do 'Setembro Amarelo' começou em 2015 com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Foi iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

A Arena das Dunas firmou parceria com a CFM e ABP e passou a iluminar o estádio todas as noites na cor amarela, também, como parte de uma campanha interna de conscientização. 

Outra ação será coordenada pelo projeto 'Leve Vida'. Trata-se de um grupo de apoio formado por pessoas que já passaram pelo problema e desenvolveram maneiras de ajudar, dando palestras, indo à casa das pessoas, em encontros na Igreja e com apresentações teatrais.

Na encenação, que será realizada, às 18h, no palco principal do 'Domingo na Arena', os atores falam do problema de forma leve, com o objetivo de estimular as pessoas a procurarem ajuda. 

Entendendo a importância de participar da campanha, a Arena das Dunas ofereceu o espaço do programa dominical para desenvolver as ações com os órgãos parceiros. "A importância de apoiarmos essas ações, faz parte do social da empresa, apoiamos o setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul", afirmou Karla Botelho, gerente de marketing da Arena da Dunas.

Programação

Além do Stand Up 'Não deixe a graça passar', com Yves Justino, do projeto Leve Vida, o palco principal abre às 16h com a apresentação da turma da CarboFIT, com a zumba. 'Frozen, Uma Aventura Congelante', da Cia Era Uma Vez, sobe ao palco às 17h; Cia Nawar apresenta a Dança do Ventre às 18h30 e, logo depois, às 19h, Israel Tenório e Banda 'Especial Anos 90' embalam o público ao som de Bon Jovi, Creed, Radiohead e Foo Fighters.

Parceiro do 'Domingo na Arena', ao lado do projeto 'Cultura na Praça' e 'Som na Caixa', o Sistema Fiern vai estar presente com o Núcleo de Educação e Robótica e Treinamento Funcional e Circuito de Abdominais, ambos do Sesi. 

O público infantil terá o tradicional Espaço Kids, com muita diversão, brinquedos infláveis e pula-pula, tudo de forma gratuita. Larissa Fontes, do projeto 'Bora Brincar', estará presente com as suas maquiagens artísticas.

Neste domingo (16), também tem os grupos 52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano e 64º Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos/IFRN promoverão o 'movimento escoteiro', com atividades, jogos e canções. 

A Sanar Terapias vai estar oferecendo massoterapia e terapias orientais, a partir das 15h. A Patins Mania e a Kid's Car voltam ao espaço oferecido pela Arena para as aulas e locação de patis e locação de carrinhos elétricos, respectivamente.

Sobre o projeto Cultura na Praça

O projeto Cultura na Praça nasceu com o objetivo de trazer uma programação cultural especial para os potiguares e turistas que visitam a cidade curtirem o domingo com a família, sempre com uma atração infantil e uma atração musical. 

As apresentações acontecem dentro da programação do Domingo na Arena, que ocorre todos os domingos, na praça externa da Arena das Dunas, a partir das 15h, com acesso gratuito. O projeto Cultura na Praça tem a realização da Cultura de Valor e patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Arena das Dunas.

Sobre o Som na Caixa

'Som na Caixa' é uma expressão usada até hoje para pedir que alguém toque uma música. Uma música que vai reverberar pelas caixas de som, que promete levar para dentro de si dezenas de artistas potiguares, fazendo chegar a todos o melhor da nossa música potiguar de forma democrática e gratuita. É o público que pede: 'Som na Caixa'! 

O projeto funcionará como uma caixa aberta, colocando o talento dos artistas potiguares em evidência, com apresentações musicais realizadas todos os domingos dentro da programação do 'Domingo na Arena', na Arena das Dunas. 

O 'Som na Caixa', que tem o patrocínio da Arena das Dunas e Prefeitura de Natal, via Programa Djalma Maranhão, é um desdobramento do site 'Cidade do Som', que já vem promovendo e registrando a história e a arte dos artistas locais. Agora, o 'Som na Caixa' sai do virtual para o real, criando uma aproximação maior entre os artistas potiguares e o público.

Palco principal:

16:00 - Zumba (CarboFIT)
17:00 - Frozen, Uma Aventura Congelante (Cia Era Uma Vez)
18:00 - Stand Up "Não deixe a graça passar" com Yves Justino (Projeto Leve Vida)
18:30 - Cia Nawar (Dança do Ventre)
19:00 - Israel Tenório e Banda "Especial Anos 90" (Bon Jovi/Creed/Radiohead/Foo Fighters)

Tags: Domingo na Arena Setembro Amarelo
A+ A-