Carnaval de Macau terá participação de 300 mil pessoas

Estimativa é da Polícia Militar baseada em números dos carnavais anteriores e na expectativa de receber foliões de toda a região.

Marília Rocha,
Gerlane Lima/Nominuto.com
"No dia do mela mela, temos mais de 250 mil pessoas nas ruas", comenta o prefeito.

A fama do carnaval de Macau de ser "o maior do Rio Grande do Norte" não é a toa. Para este ano, a expectativa é que a cidade receba mais de 300 mil pessoas nos quatro dias de festa. A programação do carnaval foi comentada pelo prefeito Kerginaldo Pinto (PMDB) em entrevista ao RN Acontece nesta quarta-feira (19).

"No ano passado a Polícia Militar anunciou que a participação popular foi superior as 300 mil pessoas. Esse ano não vai ter carnaval em Guamaré, Pendências, nem Alto do Rodrigues e acreditamos que os foliões vão para Macau", explica.

A população de Macau é de 30 mil habitantes e aumenta dez vezes no período da festa. "No dia do mela mela, temos mais de 250 mil pessoas nas ruas", comenta o prefeito.

O carnaval de Macau esse ano terá redução de 50% no investimento, segundo o prefeito. Nos anos anteriores o custo do carnaval era de R$ 5 milhões. "Teremos a mesma estrutura do ano passado em termos de serviços básicos e adaptamos o carnaval para as praias, substituindo os palcos por paredões para a juventude", detalhou.

Sobre a infraestrutura do carnaval, o prefeito Kerginaldo disse que a cidade está 90% saneada e com 95% de asfalto nas ruas. "Criamos uma avenida de 6 quilometros, o corredor da folia, que permite que a gente receba os folições", frisou.

Além disso o prefeito disse que haverá reforço no abastecimento de água e segurança. "Macau nunca teve problema com abastecimento de água, mas como as cidades vizinhas não terão carnaval, pedimos o reforço da Caern", contou.

A programação do carnaval já começou com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. "Esse fim de semana teremos bailes nas praias e no dia 28 começamos o carnaval com participação das bandas Farra de Rico, Ricardo Chaves e Grafith que há 15 anos participa do carnaval", garantiu.

O tradicional "mela mela" será feito com mais de 16 toneladas de mel, produzidos em Ceará-Mirim e promete ser o ponto alto da festa. "Todo ano, os foliões participam do bando de mel no corredor da cidade. O carnaval de Macau é grátis, é pé no chão e o folião não gasta muito para participar", disse.

Sobre as ocorrências na segurança pública, o prefeito disse que são poucas. "No ano passado tivemos apenas sete ocorrências de roubo e contamos com o major Fernandes e sua equipe e a segurança privada contratada pela Prefeitura", disse.

Eleições 2014

Sobre a rodada de conversas políticas sobre as eleições 2014, o prefeito foi direto. “Estamos torcendo que o governador seja Garibaldi Alves (PMDB) ou Henrique Alves (PMDB) e que a senadora seja Wilma de Faria (PSB)”, comentou.

A+ A-