Biblioteca Digital Mundial oferece conteúdo de todo o planeta ao alcance de um clique

Lançado em 2009 pela Unesco, site oferece acervo sobre 193 países entre 8000 a.C. e 2000.

Da redação,
Reprodução/wdl.org
No site é possível acessar mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos traduzidos em diversos idiomas.

Um acervo raríssimo ao alcance de alguns cliques na internet. Lançada em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library, WDL) oferece informações sobre 193 países, com conteúdo entre os anos 8000 a.C. e 2000. O endereçõ é o www.wdl.org.

O material foi reunido com contribuições de bibliotecas nacionais e instituições culturais de países como Brasil, EUA, Uganda, Iraque, China, França e Rússia. No acervo estão antigas escrituras chinesas, manuscritos científicos árabes e exemplares raros, como Bíblia do Diabo, do século 13. O Brasil contribuiu por meio da Biblioteca Nacional.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine , o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.

No site é possível acessar mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em diversos idiomas - incluindo o português - as relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta. Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer download das peças e convertê-las em PDF.

Tags: Cultura
A+ A-