Ballet ucraniano faz apresentação única em Natal nesta quarta-feira

Companhia vem com 38 pessoas dentre solistas, corpo de baile, técnicos e produção.

Da redação,
Divulgação
Companhia do Kiev Ballet é recém-chegada de uma turnê nos Estados Unidos, onde também apresentaram Dom Quixote.

Um ano após ao estrondoso sucesso da turnê comemorativa de seus 150 anos, o Kiev Ballet, como é mundialmente conhecido o Ballet Nacional da Ucrânia, entra em contagem regressiva para sua apresentação em Natal. O espetáculo acontecerá nesta quarta-feira (1º), no Teatro Riachuelo, e faz parte da inédita turnê sul americana.

O programa homenageia Ludwig Minkus, compositor da música de Dom Quixote e de Paquita, esta, em parceria com Édouard Deldevez. A companhia vem com 38 pessoas dentre solistas, corpo de baile, técnicos e produção. A companhia é recém-chegada de uma turnê nos EUA, onde também apresentaram Dom Quixote.

Kiev Ballet apresentará esta obra numa versão condensada do clássico Don Quixote no formato suíte, com 80 minutos de duração aproximada. Baseado no livro clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, é um balé de quatro atos, e teve sua primeira adaptação para o balé em 1740, na Áustria por Franz Hilverding, depois com Jean Georges Noverre em 1768, também em Viena, com música de Josef Starzer. Charles Didelot, conhecido hoje como o pai do balé russo, apresentou uma versão de dois atos em São Petersburgo em 1808.

O clássico Paquita também será apresentado no formato suíte, mas com 35 minutos de duração aproximada. Foi criado na Ópera de Paris em 1 de abril de 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus. Paquita sempre faz sucesso devido, principalmente, as suas alegres danças espanholas. Em 1847 Marius Petipa criou uma nova versão para Paquita em Saint­Petersburgo e é o segundo ato desta versão que o Kiev Ballet apresentará ao público brasileiro.

A Companhia

Kiev Ballet, também conhecido como Ballet Nacional da Ucrânia, é uma renomada companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais.

No início do século XX, com o crescente intercâmbio com as escolas russas, teve importante impulso com a chegada de bailarinos dos Balés Russos de Paris, que fugiam da 1ª Guerra Mundial, quando então começa a diversificar seu repertório e a formar bailarinos de nivel internacional.

Em 1919, o diretor do Balé da Ópera de Kiev era Mikhail Mordkin, um dos grandes coreógrafos da Europa, que junto com a irmã do famoso bailarino Vatslav Nijinski, Bronislava, fundou a Escola Coreográfica de Kiev, onde foi revelado Serge Lifar, que posteriormente se tornou Diretor do Ballet do Teatro de Ópera de Paris.Com as mudanças políticas e sociais do fim da União Soviética, a forte estrutura cultural e artística dos ucranianos, lhes permitiu integrar a elite das companhias europeias de balé.

Em 1950, começam a se apresentar nos principais palcos tanto da Cortina de Ferro como em países como Inglaterra e França, onde em 1960 foram agraciados com a Estrela de Ouro, o maior prêmio da Academia Francesa de Dança. Após a independência da Ucrânia em 1990, o Kiev Balletestende suas apresentações à América do Norte e Ásia, além de toda a Europa, se consolidando e sendo reconhecido como uma das principais companhias de balé clássico do mundo e uma das guardiãs da técnica clássica pura.

Além de um corpo de baile com técnica refinada, a companhia ucraniana traz para os papéis principais os solistas Tatiana Golyakova, Jan Vaña, Kateryna Kozachenko, Stanislav Olshanskyi, Khrystyna Shyshpor, Ruslan Avramenko, Ekaterina Kruk, Yevheniy Svyetlitsa Oksana Huliaieva.

Serviço:

Kiev Ballet

Data: 1º de agosto de 2018

Horário: 21h

Local: Teatro Riachuelo

Ingressos: Bilheteria do teatro ou site https://uhuu.com/

Tags: Ballet Nacional da Ucrânia Kiev Ballet
A+ A-