UFRN exibe filmes clássicos da literatura em sessões gratuitas

Evento segue nos dias 19 de março e 9 e 23 de abril, com sessões às 17h. A entrada é franca.

Marília Rocha,

les_miserables_mA nova temporada do Cine CCSA tem início na quarta-feira (26) e continua em março. A mostra tem como tema nesta edição filmes baseados em grandes clássicos da literatura, um total de quatro produções, exibidas a partir desta quarta-feira, 26. O evento segue nos dias 19 de março e 9 e 23 de abril sempre às 17h. A entrada é franca.

O primeiro filme a ser exibido é o clássico Les Misérables, baseado no romance dramático de Victor Hugo. Estrelado por Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman e Claire Danes, esta versão cinematográfica de 1998 foi um sucesso de crítica e público na época e conta a história das desventuras de Jean Valjean pela França do século XIX.

O segundo longa-metragem é 1984, também conhecido como Orwell 1984. Baseado na obra do autor inglês Eric Arthur Blair (pseudônimo: George Orwell), o filme mostra uma distopia futurista em que o mundo é dominado por regimes totalitários que inibem qualquer forma de expressão e vigiam constantemente seus cidadãos.

O terceiro filme é A Hora da Estrela, com roteiro e direção de Suzana Amaral e estrelando Marcelia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman e Fernanda Montenegro. A obra cinematográfica é baseada livremente no romance de Clarice Lispector e conta a história da nordestina Macabéa, de 19 anos, que vai tentar a sorte na metrópole após a morte de sua tia, que a criou desde criança.

O quarto e último filme da mostra é Édipo Rei, baseado no imortal drama grego de Homero. Uma terrível profecia de que Édipo mataria seus pais leva-os a abandonarem seu primogênito à própria sorte. Entretanto, o destino tem meios de fazer cumprir seus desígnios.

A+ A-