Natal recebe 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Com os filmes ‘A Onda traz, o vento leva’, de Gabriel Mascaro (Brasil, 2012) e ‘Uma História de Amor e Fúria’, de Luiz Bolognesi (Brasil, 2013).

Assessoria,
Reprodução

Entre os dias 5 a 10 de dezembro, Natal sediará a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A abertura será no dia 5 de dezembro, às 19h, no IFRN de Cidade Alta. Com os filmes ‘A Onda traz, o vento leva’, de Gabriel Mascaro (Brasil, 2012) e ‘Uma História de Amor e Fúria’, de Luiz Bolognesi (Brasil, 2013).

A Mostra reúne 38 filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas, dando uma importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema. Apresentando todas as sessões gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência.

Em sua oitava edição, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul se desdobra em Mostra Competitiva; retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho e Mostra de Realizadores Indígenas.

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, e radicado em Brasília, Vladimir Carvalho fez do cinema uma forma de pensar e intervir no mundo. Nos últimos 50 anos, dirigiu filmes sempre implicados com os destinos do país e de seu povo. Como poucos, Vladimir fez do documentário um ato político e frequentemente poético. Nesta homenagem, cinco de seus mais de 20 filmes serão apresentados: Conterrâneos Velhos de Guerra (1991); Brasília Segundo Feldman (1979); O País de São Saruê (1971); Barra 68 - Sem Perder a Ternura (2001); O Evangelho Segundo Teotônio (1984).

Para a coordenadora de Direitos Humanos, Adna Lígia, “A Mostra é um espaço para as pessoas, de uma forma prazerosa, compreenderem o grau e a diversidade dos direitos humanos, pois o cinema como um espaço de diversão, tem o poder de fazer a plateia refletir sobre questões do dia a dia, sem que isso torne as temáticas dos filmes pesadas ou enfadonhas”.

A Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias (CODEM), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), em parceria com Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Cultura promovem a Mostra de Cinema.

Mais informações com a CODEM através do telefone: 8137-2206. Confira a programação no site da Secretaria de Justiça: www.sejuc.rn.gov.rn

A+ A-