Cinema Petrobras em Movimento atrai estudantes de Parnamirim e Guamaré

O Cinema Petrobras em Movimento é considerado o maior circuito de exibição não comercial da América Latina.

Redação,
cinema_movimento_petrobras_mO Cinema Petrobras em Movimento edição 2014 realiza duas sessões na próxima segunda-feira (05), na Associação de Surdos de Parnamirim (ASP), em Parnamirim (RN). O filme “Colegas”, de Marcelo Galvão será exibido às 14h e às 16h. Já em Guamaré, o circuito realiza quatro sessões na terça-feira (06/5) na Escola Municipal Profº. Antônio Theodorico. O filme “Brichos2- A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz, será exibido às 7h30, às 9h30, às 13h30 e às 15h30. O Cinema Petrobras em Movimento é considerado o maior circuito de exibição não comercial da América Latina.

Nesta edição serão exibidos três filmes relacionados ao universo infantojuvenil e à história do Brasil. “Colegas”, de Marcelo Galvão, apresenta três amigos portadores de síndrome de Down que partem em uma aventura em busca dos próprios sonhos; “Brichos2- A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz, mostra a luta pela fictícia Brainforest; “Uma história de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, é uma animação para adultos que conta a história do Brasil desde as batalhas dos tupinambás até a guerra mundial pela água, no futuro.

As exibições serão realizadas em escolas da rede pública de ensino e sedes de projetos sociais, além de casas de saúde, campos de futebol e onde for possível montar uma tela e fazer o cinema chegar até a população. É importante ressaltar que 70% das sessões do circuito são realizadas em escolas e que estes temas irão proporcionar aos professores a oportunidade de realizar, junto aos alunos, uma gama de atividades pedagógicas com o objetivo de desenvolver capacidades importantes para a formação de cidadãos conscientes.  

 A previsão é que sejam visitados, até o final do ano, 152 municípios em 25 unidades da federação. De acordo com os organizadores do projeto, a expectativa é alcançar 70 mil espectadores, em cerca de 720 sessões.

Este ano, através de uma parceria com o Ministério da Saúde, o Cinema Petrobras em Movimento vai atuar também como divulgador de informação sobre saúde pública. Por ser um projeto itinerante, que percorre todo o território nacional, ele vai difundir informações sobre a "Prevenção da Dengue", uma das doenças que mais tem impacto atualmente na saúde pública no Brasil. O Ministério da Saúde disponibilizou cartazes, banners e vinhetas (DVD) que serão exibidas no inicio de cada sessão.

O Projeto  
O Cinema Petrobras em Movimento é um projeto cultural de difusão e exibição de filmes de longa-metragem da recente produção nacional, que está na 15º edição.  Patrocinado pelas empresas do Sistema Petrobras desde o ano  2000, o projeto já exibiu mais de 85 obras entre curtas e longas-metragem, realizou 18.900 sessões em 2.713 comunidades e 492 universidades localizadas em 1.206 municípios em todas as 27 Unidades da Federação. Em 14 anos de atuação, foram contabilizados mais de 2 milhões de espectadores (2.025.016).

O projeto alcança, em todo Brasil, comunidades sem acesso geográfico ou econômico através do circuito comunitário e Circuito BR, que também realiza sessões nas comunidades de entorno de relacionamento das empresas patrocinadoras do Sistema Petrobras (Petrobras Distribuidora, Petrobras Engenharia e Transpetro).  
Tags: cinema
A+ A-