5ª Mostra de Cinema de Gostoso reúne 43 filmes

Evento promove acesso gratuito ao audiovisual.

Da redação, Governo do Estado,
Joao Vital
Serão exibidos 43 filmes de 14 estados brasileiros, que serão escolhidos pelo público e premiados ao final do evento.

São Miguel do Gostoso está dedicada à sétima arte até a próxima terça-feira (27). A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso começou ontem (23) com plateia lotada na Praia do Maceió. Serão exibidos 43 filmes de 14 estados brasileiros, que serão escolhidos pelo público e premiados ao final do evento. O Governo do Estado, por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, é um dos patrocinadores da Mostra. 

A estudante Renata Alves está fazendo sua estreia como diretora do curta Derradeiro, produzido pelo coletivo Nós Do Audiovisual, de São Miguel do Gostoso. Aos 17 anos, ela diz que a experiência foi gratificante e espera que o público goste do filme. "Foi muito estressante, mas contamos com a participação das 40 pessoas que compõem o coletivo. Uma equipe dedicada e que me ajudou muito nesse trabalho de direção, quero era totalmente novo para mim", diz. 

Derradeiro foi filmado em São Miguel do Gostoso e conta a história de um velho pescador, sua filha e o cachorro da família. Apresenta sua nostalgia com os dias ativos trabalhando na pesca e a vontade de voltar ao alto-mar. Foi o primeiro filme a ser exibido no primeiro dia do evento, antecedendo a Mostra Competitiva que contou com outros três filmes: Guaxuma (SP), Codinome Breno (RN) e Sócrates (SP).

mostra-cinema2-H

"Decidimos trazer este projeto para cá depois de constatar que os jovens estavam desestimulados. Por meio do audiovisual conseguimos envolver toda a comunidade, mobilizar as pessoas, trazer esperança a esses jovens e há cinco anos esse trabalho culmina com a Mostra de Cinema", destacou Eugênio Puppo, um dos realizadores do evento. 

Em sua fala durante a abertura, a gerente executiva do projeto Governo Cidadão Ana Guedes destacou a importância do evento para a cultura e o turismo de São Miguel do Gostoso e região. “A Mostra de Cinema é um evento que congrega toda a comunidade, que tem acesso gratuito a filmes de alta qualidade. É uma maneira de promover cultura e incentivar o turismo da região”, disse Ana. A ocupação hoteleira da cidade está em 95% durante a Mostra e são esperadas duas mil pessoas por noite no evento.

Os nativos Joana Darc (66) e Antônio dos Santos (73) todos os anos participam da Mostra e vêm assistir os filmes. "É muito bom porque é um divertimento. É um dia que ninguém dorme cedo lá em casa. Essas cadeiras são boas até para dormir", diz a dona de casa, que também levou o neto para prestigiar o evento.

Tags: cinema Mostra de Cinema de Gostoso
A+ A-