16º Festival Internacional de Cinema Infantil começa amanhã no Cinemark

FICI traz sessões de debate para este primeiro final de semana.

Da redação,

O cinema e os seus encantos de um mundo diverso e cheio de oportunidades. Esse é o 16º Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI que chega a Natal nesta sexta-feira (26) e segue até o dia 4 de novembro, no Cinemark, do shopping Midway Mall, com meia-entrada (R$ 12) para todos, além de sessões gratuitas para escolas públicas e projetos sociais.

Na programação deste primeiro final de semana, o FICI reúne curtas, médias e longas-metragens nacionais e internacionais de lançamentos recentes para crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira, as sessões com debate, que promovem o encontro com algumas profissões, como “O Pequeno Jornalista”, traz o filme ‘Aventuras dos Brinquedos’. Para dialogar com a criançada sobre o seu trabalho ao fazer uma crítica, matéria ou entrevista, a jornalista e poetisa Michelle Ferret, que é doutora em Ciência Sociais, graduada em Comunicação Social e Educação Artística.

Já para a sessão “O Pequeno Cientista”, os professores Charles Madeira, do Instituto Metrópole Digital da UFRN, estudioso dos temas de inteligência artificial, pensamento computacional, programação e concepção de personagens autônomos inteligentes e prática com robótica educacional e Aquiles Burlamaqui, doutor em engenharia da computação, pesquisador da Rede de Laboratórios Natalnet, com mestrado em sistemas e computação, serão os debatedores sobre o filme ‘Fixies – Amigos Secretos’.

E, a “Mostra Novos Jovens” que foca em filmes dedicados a pré-adolescentes, a partir dos 12 anos de idade, trazendo películas inéditas, seguidas de debates com a intermediação do cantor, compositor e pedagogo, Miguel Carcará.

Atuante com a arte urbana, ele é integrante fundador do projeto Carcará na viagem. Além de rap com embolada, hip hop com Maracatu, Grafite, dança e consciência social. Essa sessão acontece em três horários e cada um com um filme diferente: ‘Aquela Canção’ ‘Sikke – O Mistério Místico’ e ‘Eu sou William’.

Mas a programação não para por aí. Ainda tem: Histórias Animadas, Histórias Curtas, a animação O Touro Ferdinando e Mostra Teen. No sábado (27), durante a Abertura Oficial do Festival, as 10h, acontece exibição de vários filmes.

Estão na lista para este primeiro final de semana do FICI: A Raposa Má; Pequeno Que Nem Você; Amigos Alienígenas (3D); Anima Mundi para crianças; Gaby Estella; Os Jovens Titãs em Ação nos Cinemas; Aventuras de dos Brinquedos; Os Incríveis 2 (3D); Os Under Undergrounds, o começo; Sobre Rodas; A Tropa de Trapo na Selva do Arco-íris; Curtas Suiços – FIFF; 8X Animação; Kiwi e Strit.

Em 2018, o Festival acontece em seis cidades, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju e Salvador.  Ao todo serão mais de 100 exibições de filmes, mais de 80mil pessoas como expectativa de público, mais de 35mil alunos de rede pública no projeto “A Tela na Sala de Aula” e, em Natal, já são mais de 11 mil agendamentos confirmados para esta ação.

O Festival Internacional de Cinema Infantil tem realização do Copacabana Filmes e Produções e produção local da M.A.P.A Realizações Culturais. Patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, BRDE, ANCINE e FSA e do Cinemark, apoio institucional do Sesc São Paulo e apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, TV Escola, Naymar / CiaRio, ETC Filmes, DOT Cine, Mistika e TV Escola.

Acesse programação completa através do site: www.fici.com.br

Tags: Cinemark Festival Internacional de Cinema Infantil FICI
A+ A-