Chargista premiado expõe trabalhos no Janela Aberta, do Sesc RN

Macauense Antônio Amâncio retrata em suas charges situações simples do cotidiano das pessoas.

Através do humor, convidar o público para refletir sobre situações do cotidiano. Essa é a proposta, que o chargista macauense, Antônio Amâncio, 34 anos, pretende despertar no público que for conferir, até o dia 30 de abril, as mais de 20 charges expostas na Mostra Salão de Humor, instalada na sala de exposição do Sesc Restaurante, na Cidade Alta, em Natal, com entrada gratuita. 

"Em meu trabalho opto por retratar situações simples do cotidiano das pessoas e que sejam de fácil compreensão. Acho importante mesclar a seriedade dos temas abordados (política, questões sociais, dengue) com uma leve pitada de humor. E projetos como o 'Janela Aberta', são fundamentais para que o grande público possa ter esse contato, além de criar oportunidades para os artistas locais mostrarem seu trabalho", explicou Amâncio. 

Um dos visitantes da Mostra, o designer gráfico, Alexandre Teixeira, estava encantado com o trabalho exposto e disse que por alguns minutos, ele pôde 'viajar'. "Acho interessante os desenhos, me fazem lembrar à infância. Gostaria que pudessem existir mais espaços como esse, que contribuíssem para divulgar as expressões artísticas do Estado", comentou o designer. 

Oscar da charge
Entre os 22 expostos na Mostra está o desenho que concorre ao prêmio "The World Press Cartoon 2008", no Salão Internacional do Humor, que é considerado o Oscar da categoria. 

O potiguar concorre com chargistas do mundo todo e outros 28 do Brasil, dentre os quais veteranos como Paulo Caruso, do Jornal do Brasil e Laison, do jornal esportivo Lance. Amâncio concorre em duas categorias, ambas tendo como temática o Aquecimento global. 

Em quase dez anos de carreira, Amâncio já fez charges para os Jornais Diário de Natal e Tribuna do Norte, para as revistas Caros Amigos, Veja e para o Pasquim, revista semanal editada por Ziraldo. Atualmente é chargista do Jornal de Natal, Correio Potiguar e Revista da Semana, da Editora abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomercio
A+ A-