Universidades oferecem vagas para brasileiros no exterior

Oportunidades são para cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do ensino.

Carla Cruz,
Universidades e instituições de ensino de diversos países estão oferecendo vagas para estudantes brasileiros interessados em fazer intercâmbio. As oportunidades são para alunos de graduação e pós-graduação e contemplam várias áreas de formação.

Os interessados devem se apressar em providenciar os documentos, pois as vagas já são para o ano letivo 2011.

Confira abaixo as oportunidades e realize o sonho de estudar no exterior:

México – O Governo do México oferece cinco bolsas de estudos para brasileiros interessados em frequentar instituições de Ensino Superior mexicanas. Há oportunidades para cursos de pós-graduação nas áreas de Administração, Políticas Públicas e Economia. Enquanto algumas das atividades serão iniciadas a partir de janeiro de 2011, outras estão previstas para setembro do mesmo ano.

As bolsas são para cursos de Mestrado e Doutorado. Os bolsistas terão direito a auxílios mensais que variam de 6.895,20 a 8.619 pesos, seguro médico e passagens aéreas. Para concorrer, o candidato deve possuir nível superior completo em uma das áreas do programa e bons rendimentos acadêmicos, algumas das vagas exigem título de mestre.

Os pedidos de inscrição deverão ser encaminhados à Embaixada do México no Brasil até 10 de dezembro de 2010. Os resultados da seleção serão anunciados na segunda quinzena de dezembro. Outras informações podem ser obtidas no site http://becas.sre.gob.mx.

Estados Unidos– A Fundação Lemman oferece bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos para brasileiros com alto potencial acadêmico para o ano acadêmico 2011/2012. Há vagas na Universidade Harvard, na Universidade de Illinois, na Universidade Columbia, na Universidade Stanford e na Universidade Yale. O valor de cada bolsa varia de acordo com a instituição de ensino.

Para receber as bolsas os candidatos devem ser aceitos no processo seletivo da universidade escolhida. A coordenação dos auxílios é feita pelas próprias instituições americanas. O prazo para as inscrições varia de acordo com a universidade. Há casos em que as candidaturas vão até 15 de dezembro de 2010, e outros que se prolongam até janeiro de 2011. Outras informações podem ser encontradas na página da Fundação Lemann.

Alemanha – Em parceria com o Ministério Alemão da Cooperação Econômica, o DAAD oferece 38 opções de pós-graduação Master e três de PhD nas áreas de Economia, Gestão, Desenvolvimento, Engenharia, Matemática, Planejamento Regional, Agricultura, Silvicultura, Ciências Ambientais, Geociências, Saúde Pública, Sociologia e Educação. As bolsas são para Comunidade Ibero-Americana - ALEMANIA

Há opções de bolsas parcial e integrais. Podem candidatar-se jovens profissionais, com no mínimo dois anos de experiência profissional na área do curso (após a graduação). Exigem-se conhecimentos básicos de alemão (nível A2) para candidatos às pós-graduações ministradas em alemão e proficiência em inglês para aquelas oferecidas neste idioma. Alguns cursos requerem idade máxima de 32 ou 36 anos.

Mais informação acesse o site http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.

Espanha – A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – DRI – informa que estão abertas as inscrições para 40 vagas do Programa Máster Universitario en Derecho Español, da Universidad de Valladolid. O curso é dirigido a estrangeiros graduados em Direito e será ministrado na Faculdad de Derecho de Valladolid no período de janeiro a dezembro de 2011.

Para se inscrever, o interessado deverá enviar, até o dia 20 de novembro, um documento de pré-inscrição, através do site: http://www.uva.es/consultas/titulos_propios.php?menu=presentacion&idcurso=09132), uma cópia do currículo vitae e uma cópia do histórico escolar para o seguinte endereço: Decanato de la Facultad de Derecho de Valladolid; Plaza de la Universidad, s/n, C.P. 47002 Valladolid/España.

Canadá – A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais comunica que as inscrições online para o processo seletivo para bolsas de Pós-Doutorado no Canadá 2011-2012, estarão abertas até 15 de novembro de 2010, com possibilidade de apresentação dos documentos de apoio até 01 de dezembro de 2010.

Como parte de seu Programa de Bolsas de Estudo, o Governo do Canadá oferece bolsas de $36.500 dólares canadenses pelo período de um ano para realização de pesquisa de pós-doutorado em universidades canadenses públicas e reconhecidas e institutos de pesquisa afiliados.

A bolsa visa proporcionar oportunidades de pesquisa a promissores doutores recém diplomados nas áreas de humanas, ciências sociais, ciências naturais e engenharia. A prioridade será dada a candidatos que nunca estudaram no Canadá.

Canadá II
– A AIP informa que a Embaixada do Canadá abriu inscrições para o processo seletivo 2010/2011 para as bolsas de estudo do Programa Entendendo o Canadá: Estudos Canadenses, destinadas às áreas de ciências sociais e humanas, particularmente às disciplinas que favoreçam estudos sobre a sociedade e as instituições canadenses, a política externa canadense e temas das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil.

As bolsas são cinco modalidades:

Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program - FRP / Bourse de Recherche Brésil - BRB); Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program - FEP / Bourse de complément de spécialisation - BCS); nBolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award - DSRA / Bourses de recherche de doctorat - BRD); Bolsa Canadá - América Latina - Caribe (Canadá - Latin American - Caribbean Awards - CLACA / Bourses Canada - Amérique Latine - Caraïbes - BCALC); Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages - IRL / Réseaux internationaux de recherche - RIR)

As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição, encontram-se disponíveis no sítio www.iccs-ciec.ca.
A+ A-