Tom lúdico marca decoração natalina em 11 mil peças

Além dos três reis magos, o destaque desse ano vai para os anjos corneteiros de 12 metros e as peças antigas com lâmpadas.

Marília Rocha ,
Fotos: Marília Rocha
Zeca Zenner, artista plástico.
A decoração natalina em Natal já começou a ser montada nas principais ruas de Natal, como a Hermes da Fonseca e Prudente de Morais. Diferente dos anos anteriores, onde as peças seguiam o estilo tradicional, esse ano, a aposta vai para a decoração em tom lúdico, com valorização da alegria.

As peças estão sendo confeccionadas e restauradas no galpão na Ribeira, com participação de 150 homens que soldam, pintam e decoram as peças natalinas. O clima infantil domina a decoração, com apelo a sorriso de quem as vê, defendida pelo artista plástico Zeca Zenner.

Ele explica que a escolha do tema lúdico partiu da ideia de valorizar a família e a fé cristã e ‘tocar o coração dos natalenses’, com atenção ao período em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. “Nosso trabalho com tema lúdico é fazer com que as pessoas sintam o amor. Para isso, procuramos os símbolos raiz da cultura, como bois de reis, caboclinhos, sem esquecer os forrozeiros no triangulo, zabumba e na sanfona de uma forma feliz”, conta Zeca.



O artista explica que o projeto é grande, com 11 mil peças e que está sendo feito em tempo recorde. “Estamos trabalhando de forma acelerada para que o projeto esteja na rua o mais rápido possível”, frisa Zeca.

Os artigos de decoração têm formatos diferentes e serão montados em diferentes lugares. “Vamos ter efeito de dia e de noite com lonas impressas trazendo a magia do natal para a cidade de Natal, captando energia e grandiosidade”, diz empolgado Zenner.

Perguntado como o tema foi escolhido, Zenner confirma. “Fizemos tudo para servir em nome do amor para levar beleza e alegria para todo mundo que olhar para a decoração”, descreve.

O secretário de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos (foto), lista as vias que terão decoração natalina: a BR-101, a Roberto Freire, a Prudente de Morais, a Hermes da Fonseca, a João Medeiros Filho e as principais vias da Cidade Alta e do Alecrim. “Esse ano vamos valorizar todas as regiões de Natal e os centros comerciais em atenção ao natalense”, afirma o secretário.

Até o dia 10 de dezembro a decoração deve estar completa nas ruas de Natal, até hoje, apenas 4% ocupam as ruas. “O resultado final da decoração será apresentado no inicio de dezembro. O que tem nas ruas hoje é apenas uma parte do conjunto geral do projeto”, garante João Bastos.

Decoração
A decoração nas ruas de Natal - tem investimento de mais de R$ 3 milhões - e já começou a ser montada, irá apresentar nos próximos dias, na altura do Pórtico de Natal, que fica na BR-101, anjos corneteiros com 8 metros com fitas prateadas apresentando a cidade aos turistas.

Os motoristas que seguirem pela via também vão conhecer 50 anjos de 4 metros de altura, 25 de cada lado da via, todos com detalhes infantis para animar os visitantes da cidade.

Na altura do viaduto de Ponta Negra, serão postos 3 reis magos de 12 metros cada um, substituindo os que estão lá. As peças terão efeitos luminosos com refletores de 400 watts, 250 e os menores de 150 watts.

Em entrevista ao Jornal 96, no último dia 3, João Bastos listou as decorações:
• Uma árvore na Zona norte
• Os três reis magos na Zona Sul
• Outros três reis magos perto da ponte da Redinha
• Árvore de Mirassol
• Anjos corneteiros na entrada da cidade

Restauração

Brilho, símbolos culturais e o apelo ao lúdico são os principais artigos do tema lúdico usado na decoração natalina desse ano que além das peças novas, contará com mais de 5 mil peças antigas, que restauradas, ganharam brilho através de “mangueiras com lâmpadas” e cores metalizadas.

O secretário explica que as peças irão incrementar a nova decoração e aumentar a quantidade de artigos natalinos nas ruas da cidade. “Vamos ter decoração em vários bairros de Natal e em lugares que antes não eram valorizados, como ruas comuns, escolhidas aleatoriamente”, descreve João Bastos.
A+ A-