Subcoordenador dos hospitais no RN ameniza problema nos plantões dos pediatras

Sesap remanejará profissionais para cobrir escalas no Walfredo e Maria Alice.

Itaércio Porpino,
O subcoordenador interino dos Hospitais no RN, Gibson Assunção, garantiu que as escalas de plantões nos hospitais Walfredo Gurgel e Maria Alice Fernandes não ficarão descobertas.

Ele informou que se reunirá na segunda-feira (28) com a direção médica dos dois hospitais para conversar sobre o remanejamento de profissionais médicos, medida que, segundo Gibson, será suficiente para garantir o atendimento. De acordo com Gibson, o Walfredo conta com 25 pediatras somente no pronto socorro e o Maria Alice com 24.

“Temos dois de licença e três de férias. Não vamos ter esses problemas todos”, disse, rebatendo as declarações dadas pelo presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira, sobre a situação das escalas no Walfredo e Maria Alice Fernandes.

Na tarde de quinta-feira (24), após se reunir com os pediatras dos dois hospitais, Geraldo Ferreira informou que as escalas do mês de fevereiro estão com vários problemas.

O presidente do Sinmed disse que a situação já poderia ser verificada no Walfredo neste final de semana. No sábado (26), só deverá ter um pediatra dando plantão.

Segundo Geraldo Ferreira, o chefe da pediatria do hospital, Enéas da Silva Bezerra, pediu demissão do cargo porque não conseguiu completar as escalas e encaminhou as informações ao Conselho Regional de Medicina (Cremern).

A diretora técnica do Maria Alice, Andréa Sueli Bullio Vale, também fez o mesmo, enviando os plantões para avaliação do conselho, mas até esta sexta-feira nenhuma comunicação oficial havia chegado à diretoria da entidade.

Segundo o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, em 65% dos dias de fevereiro o Maria Alice não terá três profissionais na escala. Em alguns dias do carnaval só terá um pediatra (plantonista) trabalhando por plantão.

No início deste mês, o Maria Alice sofreu uma interdição técnica por motivo da falta de plantonistas. Para resolver o déficit, a Sesap transferiu pediatras do pronto-socorro Clóvis Sarinho para a unidade da zona norte.

Reunião
Uma outra reunião está marcada para esta segunda-feira (28) com a finalidade de encontrar soluções para os principais "gargalos" observados no sistema de saúde pública no RN.
O encontro será realizado às 10h no gabinete do secretário de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, que receberá representantes das entidades médicas do estado, Sindicato dos Médicos (Sinmed RN), Associação Médica do RN (AMRN) e Conselho Regional de Medicina (Cremern).

A intenção é ouvir os profissionais para, através de uma parceria, encontrar soluções. "Estamos convidando as entidades porque queremos debater com elas as dificuldades e encontrar os caminhos para a construção de um atendimento adequado para a população", declarou Adelmaro.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, vê o encontro como uma oportunidade de equacionar a pediatria e também de discutir os demais problemas enfrentados pela saúde no Estado.
A+ A-