Sobram vagas nas escolas estaduais

Um dos principais problemas é a má distribuição das escolas, aonde as vagas não condizem com a demanda. Na próxima semana, serão realizadas matrículas para novatos.

Karla Larissa,
Gabriela Duarte
Distribuição das escolas é uma das contribuições para a sobra de vagas.
O período de matrículas da rede de ensino estadual está se encerrando. Na próxima semana, de 28 a 31, serão matriculados os alunos novatos. Os dados desse ano ainda não foram contabilizados. Mas, a realidade é que sobram vagas nas escolas estaduais.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed), o Estado disponibiliza 410 mil vagas e em 2007 foram preenchidas apenas 370 mil. Um dos principais problemas que contribuem para isso é a má distribuição das escolas, aonde as vagas não condizem com a demanda.

De acordo com a subcoordenadora de organização e inspeção escolar da Sesap, Auxiliadora Albano, em alguns bairros, como Lagoa Nova, Candelária, Tirol e Barro Vermelho, há escolas com boas condições e muitas vagas, mas, com pouca demanda, enquanto em outros bairros de periferia a demanda é grande e não há escolas.

“A população desses bairros em que sobram vagas envelheceu, e a população da periferia é mais carente. Por isso, hoje estamos a questionar a melhor saída, se é construir escolas na periferia ou transporte escolar”, explica Auxiliadora Albano.

A subcoordenadora explica que, por enquanto, a alternativa adotada é o transporte escolar. Atualmente, em Natal, são 43 ônibus postos à disposição dos alunos. E a licitação deste ano já foi feita.

Porém, após o encerramento das matrículas, será contabilizada a demanda necessária. “A licitação é para 43 ônibus, mas, se for comprovada a necessidade de mais, a licitação permite contratar 25% desse total”, esclarece Auxiliadora.

As matrículas para 2008 começaram no dia 18 de dezembro para os alunos que já estudavam na rede. De 7 a 11 de janeiro, foi a vez dos alunos encaminhados da rede municipal; de 14 a 18, as matrículas foram  ara jovens e adultos; de 22 a 25, para os encaminhados de uma escola estadual para outra, e de 28 a 31 será para os alunos novatos.

Para a matrícula dos novatos, é preciso levar três fotografias 3X4, certidão de nascimento e histórico escolar. Os pais podem procurar qualquer escola estadual, de preferência a mais próxima de sua residência. As aulas têm início no dia 3 de março.
A+ A-