Semec conscientiza escolas no combate à exploração sexual infantil

Ação foi realizada na Escola Municipal Sadi Mendes Sobreira, em Nova Parnamirim.

Da redação, Prefeitura de Parnamirim,

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) deu prosseguimento hoje (14) a um cronograma de ações nas escolas da rede municipal de ensino público. alusivas ao 18 de maio, Dia de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A ação desta terça-feira (14) foi realizada na Escola Municipal Sadi Mendes Sobreira, em Nova Parnamirim. O cronograma dessas ações foi definido em reunião do Ministério Público do RN com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, no último 15 de maio.

"Apesar da violência sexual contra crianças e adolescentes ser um tema muito delicado, não podemos nos esquivar de conduzi-lo de forma clara, sem causar medo, usando uma comunicação apropriada que favoreça o cuidado, o alerta e a prevenção ao problema, com apoio e debate junto às famílias e à sociedade", disse a Secretária da Semec, Ana Lúcia Maciel. 

De acordo com Elisângela Fonseca, Coordenadora do Núcleo Psicossocial da Semec, um trabalho conjunto tem sido desenvolvido nas escolas da rede municipal, com exibição do filme “O Segredo”, que aborda o tema da violência sexual e uma peça montada com os personagens Pipo e Fifi, abordando o mesmo assunto. 

"O filme O Segredo é para os infantes do 4° e 5° anos e Pipo e Fifi são para os de 1° ao 3° anos. A abordagem é feita na perspectiva da criança conhecer o seu corpo e saber que existem partes dele que são íntimas e que ninguém pode tocá-lo para machucar, que não existe carinho em segredo. Que criança não namora, que namorar não é brincadeira", concluiu a Coordenadora do Núcleo Psicossocial da Semec, Elisângela Fonseca.

Veja o cronograma das próximas ações alusivas ao 18 de Maio nas escolas da rede municipal de ensino público.

Tags: exploração sexual infantil Parnamirim Semec
A+ A-