Parceria entre Sejuc e Prefeitura promove atendimentos médicos em unidade prisional

Equipe de profissionais realiza atendimentos de segunda a sexta-feira no presídio de Alcaçuz.

Da redação, Sejuc,

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça  e da Cidadania (Sejuc) e a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta têm proporcionado atendimento médico de rotina dentro da Penitenciária de Alcaçuz e no Presídio Rogério Coutinho Madruga.

Sob coordenação do médico Lionaldo Duarte, diretor do pronto-socorro do município de Nísia Floresta, uma equipe de profissionais realiza atendimentos de segunda a sexta-feira dentro da unidade.

As equipes são compostas por médico, enfermeiro, dentista, psicólogo, nutricionista, técnicos em enfermagem e técnicos em odontologia, e contam ainda com o apoio do serviço de assistência social da unidade prisional. Com a periodicidade dos atendimentos, foi possível identificar que tuberculose, escabiose e questões ligadas à saúde mental, são as enfermidades diagnosticadas com maior frequência dentro do presídio.

Junto à equipe que realiza o atendimento, Lionaldo Duarte, que também é professor de clínica médica da Universidade Potiguar – UnP, conta com a autorização do diretor do curso de medicina da UnP, Fernando Suassuna, para que os alunos possam acompanhar os atendimentos realizados na penitenciária.

Além dos alunos da Universidade Potiguar – UnP, a médica canadense Kimberly Anne Hunter, participante de um intercâmbio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, está no estado para acompanhar durante duas semanas, os atendimentos realizados pela equipe de saúde da Prefeitura em Alcaçuz. “É de se destacar a dedicação da equipe de saúde que atua na penitenciária e a sensibilidade da administração da unidade. Estão atentos as questões de saúde, o que pode ocasionar um alento aos internos e a seus familiares.

O diretor da penitenciária de Alcaçuz, Juciélio Barbosa, destaca o direcionamento dado pelo Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio. “Este serviço de atendimento de saúde é realizado em um importante convênio entre secretaria estadual e prefeitura Municipal de Nísia Floresta. Saúde, assim como educação e trabalho, são diretrizes da atual gestão da Secretaria”, afirmou.

Tags: atendimentos médicos Penitenciária de Alcaçuz Presídio Rogério Coutinho Madruga
A+ A-