Grupo de Gestantes da UBS de Cajupiranga visitam Maternidade Divino Amor

Visitantes conheceram salas de pré-parto, de parto, enfermarias e Unidades de Tratamento Clínico.

Da redação, Prefeitura de Parnamirim,

O Grupo de Gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cajupiranga visitou nesta quarta-feira (20) a Maternidade Divino Amor. O objetivo é que as gestantes conheçam o local onde será realizado o parto e o funcionamento da Maternidade, além de poder tirar dúvidas e ter mais informações.

Na ocasião, a técnica de enfermagem da Divino Amor, Gizelle Maria Alves, recebeu e acompanhou todas as visitantes que conheceram as salas de pré-parto, de parto, as enfermarias e as Unidades de Tratamento Clínico (UTC), além de esclarecer sobre a UTI Neonatal, considerada referência no estado. 

A Maternidade conta com duas salas de pré-parto, duas de parto e um Centro Cirúrgico, UTI Neonatal com 10 leitos, com acompanhamento de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Também são disponibilizadas 6 refeições diárias para as pacientes e três para os acompanhantes.

Na ocasião, o Grupo foi orientado sobre o que devem levar de pertences pessoais e documentação que inclui RG, CPF, Comprovante de Residência, Caderneta de Gestante, Cartão do SUS e todos os exames. 

De acordo com a técnica Giselle, o recem-nascido já sai da Maternidade com as vacinas BCG e contra Hepatite, Registro de Nascimento, Cartão do SUS. Além disso, tem direito aos testes do pezinho, do coraçãozinho, do olhinho e da orelhinha.

De acordo com a enfermeira da UBS, Élida Anselmo, a visita é um direito de toda gestante de conhecer antecipadamente o local do parto e torna a mãe mais tranquila e segura. A gestante Roseane Maciel está com 2 meses de gravidez e elogiou a iniciativa. "Muito interessante porque quanto chegar o tempo do parto, estarei bem informada e mais familiarizada com o ambiente e funcionamento da Maternidade", explicou.

Grupo de Gestantes da UBS de Cajupiranga

O Grupo de Gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cajupiranga acontece todas as primeiras sextas-feiras do mês e conta com a participação das mulheres acompanhadas no pré-natal na UBS do bairro. 

Todos os meses ocorrem palestras sobre diferentes temas com profissionais da UBS e do Nasf, incluindo médicos, enfermeiros, piscólogos, nutricionista, fisioterapeuta e terapeutas ocupacionais. No grupo, as mães compartilham experiências, tiram suas dúvidas e tomam conhecimento sobre seus direitos como gestante.

Tags: Cajupiranga Maternidade Divino Amor Unidade Básica de Saúde
A+ A-