Estudantes potiguares participam de seletiva do programa Jovem Embaixadores

Candidatos da rede estadual e federal de ensino participam por atividades culturais e avaliações orais e escritas.

Da redação,
Divulgação

Um dia de contato direto com a cultura americana. Esse foi a proposta realizada hoje (14) pela Secretaria de Educação do RN dentro da classificatória do programa Jovem Embaixador com 22 alunos de 11  escolas públicas do RN. A secretária Cláudia Santa Rosa participou, no início da tarde de hoje (14), da apresentação cultural realizada pelos jovens, na Escola de Governo em Natal.

Em sua 17ª edição, o programa tem como selecionar jovens líderes, 15 a 18 anos, que cursam o ensino médio na rede pública e que sejam engajados em projetos de voluntariado e tenham habilidade com a língua inglesa. Após a seleção de perfis de alunos inscritos, as atividades de hoje servem como classificatória para a escolha do representante do RN. “São estudantes que assumem o papel de protagonistas quando, dentro de suas comunidades, realizam trabalhos voluntários e, consequentemente, se tornam referencias em suas escolas”, frisou Cláudia Santa Rosa.

Coordenadora do programa no RN, a educadora Véra Reis, da Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC, explica a natureza do encontro. “Trata-se do Immersion Day, momento para aplicação dos exames constantes da fase 4, oral, e fase 5, escrita, da classificatória do Jovem Embaixador. Um dia de avaliação”, frisou Reis. Também serão realizadas atividades culturais com temática voltada para a cultura americana.

Para ser escolhido como representante do RN no Jovem Embaixador, o estudante passa por uma rigorosa seletiva, que leva em consideração atividades sociais desenvolvidas pelo aluno, familiaridade com a língua inglesa e entrevista com a família do candidato. O resultado será divulgado em 30 de outubro.

Saiba mais

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos.

Tags: Cidades
A+ A-