Eco Praça Sustentabilidade chega a Pium

Atividade ocorre neste sábado, promovendo a cultura da sustentabilidade.

Da redação,
Divulgação
Edição Sustentabilidade tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre as questões relacionadas ao meio ambiente de forma lúdica e educativa.

O Eco Praça, projeto que visa à reativação dos espaços públicos por meio de ações de cidadania, sustentabilidade e valorização da cultura, realizará mais uma edição com o tema Sustentabilidade, dessa vez o local escolhido é o município de Parnamirim, hoje (8), a partir das 15h, em frente ao Ginásio Esportivo de Pium.

A edição Sustentabilidade tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre as questões relacionadas ao meio ambiente de forma lúdica e educativa e contará com uma programação que começa, a partir das 15h, com discotecagem, seguida de uma Oficina de Orquidea Epidendrum com o técnico em agroecologia Juan Pablo.

Às 16h, acontece um bate-papo sobre Mudanças Climáticas com Kaleb Melo, da ONG internacional Climate Reality Project, que é capitaneada pelo Prêmio Nobel da Paz Al Gore.

Em seguida haverá a apresentação da cantora e compositora Ananda Krishna e uma prática de hatha yoga com Vivi Malta. Às 17h30 o Trio Emboscada, atração local da Comunidade de Pium, apresenta um repertório de música instrumental, seguido da pré-estréia do espetáculo na corda bamba do educador social e artista circense, Cipó Capoeira, e da magia do circo trazida pelo grupo circense Tropa Trupe.

Às 19h, o Coco Juremado RN - As Flechas traz o resgate da nossa cultura popular e depois o DJ chileno Sebastian Indígena faz uma mostra da sua pesquisa musical que mistura as flautas andinas com ritmos afro-brasileiros. Pra encerrar essa celebração se apresentarão o MC Ras Barack, Zé Caxangá e Seu Conjunto e o grupo, também de Pium, Aliendigina Dub.

Como em todo Eco Praça, durante todo o evento será realizada uma Feira de Economia Criativa e o plantio simbólico de uma árvore nativa. Também haverá um ponto de coleta de lixo eletrônico, troca de livros promovida pelo Instituto Pium e uma  Intervenção Efêmera com o poeta dos espaços, o geógrafo Gigio Almeida.

Edição Sustentabilidade

Esse é o segundo ano consecutivo que o projeto conta com o patrocínio da Cosern e do Instituto Neonergia, por meio da Lei de Incentivo Câmara Cascudo. A renovação dessa parceria significa que o Eco Praça é reconhecido como uma iniciativa que promove ações que reforçam os costumes e cultura locais e dissemina valores socioambientais que estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas.

“Abordar o tema Sustentabilidade se torna cada dia mais importante e vital para toda a humanidade e para nosso planeta. É com essa pegada que pretendemos colocar em prática muitas ações que visam à expansão do direito à cidade de modo sustentável e de forma participativa”, afirma Geraldo Gondim, diretor e idealizador do Eco Praça.

Além de ter sido contemplado pelo Programa de Patrocínios da Cosern – Instituto Neoenergia, por meio da Fundação José Augusto e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Eco Praça também conta com o apoio da Prefeitura de Parnamirim via Fundação Parnamirim de Cultura, o Instituto Pium de cultura e o Porão das artes.

Sobre o Eco Praça

Eco Praça é um movimento sociocultural de ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental, esporte e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e transformação desses espaços.

O movimento incorpora em seu conceito diversas experiências culturais atreladas a discussões relacionadas ao direito à cidade, com o objetivo de despertar na população participante o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos.

A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

Serviço:

Eco Praça Sustentabilidade – Edição Pium

Amanhã - 08 de junho – das 15h às 22h

Em frente ao Ginásio Esportivo de Pium

Programação:

15h - Discotecagem
15h - Intervenção Urbana com Gigio Almeida
15h30 - Oficina de Orquídeas com Juan Pablo
16h - Bate papo sobre Mudanças Climáticas
16h - Ananda Krisna
16h30 - Hatha Yoga com Vivi Malta
17h15 - Trio Emboscada

17h50 - Apresentação na corda bamba com Cipó Capoeira
18h – Tropa Trupe
18h50 - Coco Juremado
19h40 - Sebastian Indígena
20h20 - Aliendigina
20h50 - Ras Barack
21h30 - Zé Caxangá e Seu Conjunto


Atividades paralelas

Ponto de coleta de lixo eletrônico

Troca de livros

Feira de Economia Criativa

Plantio Simbólico

Tags: Eco Praça
A+ A-