DPE lança I Concurso de Redação com tema no combate à violência contra a mulher

Escolas terão o período de 30 de setembro até 7 de outubro para a realização das redações.

Da redação, DPE,

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE) lançou o seu I Concurso de Redação para estudantes da rede estadual de ensino. O concurso, realizado por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem), premiará as três melhores redações inscritas e é direcionado para alunos do 3º ano do Ensino Médio incluindo Educação de Jovens e Adultos. O edital completo está disponível no site www.defensoria.rn.def.br.

Em sua primeira edição, o tema escolhido é “A Lei Maria da Penha pode ajudar a reduzir o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher”. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela promoção e a defesa dos direitos das mulheres, principalmente em casos de violência doméstica e familiar, contribuindo para a formação cidadã dos alunos.

A intenção é que os professores trabalhem o tema com os alunos incentivando o debate no ambiente da comunidade escolar, organizando e orientando na produção dos textos. As redações devem ser individuais, inéditas, originais, e ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.

Para participar do concurso o aluno deve estar devidamente matriculado na rede pública estadual de Natal, e ter participado das ações do programa Maria da Penha Vai às Escolas (Promape), realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte (SEMJIDH).

As escolas terão o período de 30 de setembro até 7 de outubro para a realização das redações. Após esse passo inicial, devem corrigi-las e enviá-las a DPE até o dia 08 de novembro de 2019 por via eletrônica.

As redações selecionadas pelas Escolas participantes serão reexaminadas pela Comissão Julgadora. O resultado será divulgado em 27 de novembro de 2019. Os alunos vencedores receberão uma premiação cuja divulgação será realizada até a finalização do certame.

Tags: combate à violência contra a mulher concurso de redação DPE
A+ A-