Defesa Civil trabalha com reforço de pessoal e viaturas para ocorrências em Natal

Mesmo com a trégua dada pela chuva nessa sexta-feira, órgão continua em alerta monitorando áreas de risco.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A Defesa Civil Municipal vem atuando nas últimas 24h com reforço de pessoal e de viaturas devidos as fortes chuvas que caem na capital. O número de ocorrências atendidas pelos agentes subiu substancialmente, chegando a 23 intervenções durante o decorrer do dia e da noite dessa quinta-feira (25). A Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Pública agiu rápido e disponibilizou novas camionetes de tração 4X4 para serem utilizadas no atendimento aos chamados, sendo uma delas da Guarda Municipal do Natal (GMN).

A maioria das ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal foram as relacionadas a alagamentos de ruas com invasão de águas em residências, como também abertura de crateras em vias urbanas. Um dos pontos registrados foi o rápido enchimento de algumas lagoas de captação de águas pluviais onde o sistema de bombas de sucção foi afetado, sendo em alguns casos, devido ao acúmulo de lixo urbano. Porém, nessas situações os agentes agiram acionando os órgãos competentes que realizaram os reparos no sentido de resolver ou minimizar os problemas.

Dados coletados pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalado em cinco pontos distintos de Natal chegaram a contabilizar 151,75 mm de água nas últimas 24h, isso na região do bairro de Pajuçara, na zona Norte da capital. Também foram registrados os índices pluviométricos da região de Nossa Senhora da Apresentação (133,22 mm), Guarapes I (132,48 mm), Guarapes II (126,44 mm) e Cidade Alta (98,46 mm).

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou que a prefeitura montou todo o aparato necessário para atender a população, principalmente as que residem em áreas de risco. Somente a Defesa Civil convocou todos os agentes de folga para atuar no apoio as pessoas afetadas pelas chuvas. A secretária alertou que o índice pluviométrico foi alto gerando muita água num pequeno espaço de tempo. “Queremos dizer a população que a Defesa Civil está atenta para atender e ajudar as pessoas que precisem”, comentou.

A diretora de Ações Preventivas da Defesa Civil Municipal, Luciana Medeiros, informou que mesmo com alto registro de chuvas não foi contabilizada nenhuma morte proveniente de sinistro causado pela queda d’água. “Nossos agentes verificaram que os danos foram materiais e nossa ação de interditar e isolar locais de risco, e orientar as pessoas afetadas, certamente, possibilitou esse resultado de não haver pessoas feridas”, explicou.

Mesmo com a trégua dada pela chuva nesse início de manhã de sexta-feira (26), a Defesa Civil Municipal continua em alerta monitorando áreas de risco e pronta para atender qualquer necessidade de intervenção, já que as informações dos órgãos técnicos é que Natal deve continuar com chuvas até este sábado.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Ciosp, onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão.

Tags: Chuvas em Natal Defesa Civil Prefeitura do Natal
A+ A-