Correios vão comemorar 200 anos da chegada da família real ao Brasil

De janeiro a novembro de 2008, serão lançados 15 selos especiais que retratarão a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro.

Os Correios estarão presentes nas comemorações dos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. De janeiro a novembro de 2008, serão lançados 15 selos especiais que retratarão não só a chegada da família real, como a trajetória de importantes instituições brasileiras, como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal Militar (STM), Banco do Brasil, Polícia Civil e Imprensa Nacional. Esses órgãos foram criados por D. João em 1808.

A primeira emissão, intitulada “200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil” será no dia 22 de janeiro, simultaneamente, em Salvador, Rio de Janeiro e em Lisboa (Portugal), numa ação conjunta com o correio português.

A tiragem inicial da primeira emissão será de 2.040.000, em se-tenant (dois ou mais selos contendo um só desenho, que não se separam). As artes que compõem os selos foram inspirações do artista português José Luís Tinoco.

Em Salvador (BA), no dia 28 de janeiro, serão emitidos os selos postais comemorativos aos “200 anos da Abertura dos Portos às Nações Amigas”. No mesmo dia, em Brasília, serão lançados os selos alusivos aos “200 anos do comércio exterior” e aos “200 anos do Banco do Brasil”.

Os selos ressaltam a importância dos acontecimentos históricos de 1808 para o processo de independência e definição da cultura e identidade nacional, diretamente influenciada pelo estilo europeu daquele período.

Em fevereiro, os selos a serem lançados marcarão os 200 anos de criação das Faculdades de Medicina do Rio de Janeiros e da Bahia. Em março serão comemorados o bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais, da Polícia Civil, dos Dragões da Independência, além de marcar a independência do Judiciário e a criação da Justiça Militar da União.

Os lançamentos previstos para maio, junho, agosto e novembro serão alusivos aos seguintes temas: 200 anos da Imprensa Nacional, do Jardim Botânico, da influência portuguesa na gastronomia brasileira e do regulamento provisional da Administração Geral dos Correios.

Fonte: Correios
A+ A-