Banco de Leite Humano de Parnamirim necessita de doações

Este mês, equipe do Banco de Leite da Maternidade Divino Amor vai promover momentos de sensibilização.

Da redação, Prefeitura de Parnamirim,
Ascom/Parnamirim
Frasco com leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. O leite pode ficar congelado por até 15 dias.

Para estimular a doação de leite materno e celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite – 19 de maio-, a Maternidade Divino Amor vai promover no próximo dia 21, às 8 horas, um café da manhã para as doadoras que num gesto de amor ajudam a salvar vidas. O Banco de Leite Humano está necessitando de doações para suprir a demanda da UTI Neonatal.

De acordo com a enfermeira Isa Cristina de Lima Nobre Beto, a Maternidade Divino Amor conta hoje com 17 doadoras assíduas. “Temos um total de 2 litros de leite por semana, mas precisamos de 10 litros. Por isso, estamos tentando captar novas doadoras”, justificou a enfermeira.

A técnica Gisele Maria da Silva Rocha Alves explica que além do leite materno, também estão precisando da doação de frascos de vidro com tampas de plástico. “Nós aqui do Banco de Leite funcionamos como uma rede de apoio à amamentação. Captamos doadoras, pasteurizamos o leite e damos orientações através de rodas de conversas com as gestantes”, disse.

De 17 a 20 deste mês, a equipe do Banco de Leite da Maternidade Divino Amor vai promover momentos de sensibilização sobre a doação com o corpo não clínico (pessoal da recepção, maqueiros, lavanderia). E, em todas as quartas-feiras, às 8 horas, são realizadas rodas de conversas com a participação da educadora em saúde, Rosângela Vieira.

Quem pode doar?

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras do banco de leite.

Como doar?

A maternidade Divino Amor oferece todo o suporte para as mães que querem doar. Um carro com profissionais é disponibilizado para acompanhar e buscar a doação em domicílio. A doadora recebe todas as orientações necessárias. Nesse caso, especificamente, as mães precisam ser cadastradas.

Basta entrar em contato com o Banco de Leite da Maternidade Divino Amor pelo telefone: 3272.4367, de segunda a sexta, das 7h às 19 horas.

Como preparar o frasco para coletar o leite humano?

Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese. Retire o rótulo e o papelão, lave com água e sabão, enxaguando bem. Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos. Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo, podendo usá-lo quando estiver seco.

O frasco com leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. O leite pode ficar congelado por até 15 dias.

O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados.

Serviço

Banco de Leite Humano

Maternidade do Divino Amor

Endereço:Av. Ten. Medeiros, 145 - Centro, Parnamirim - RN

Funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 19h. Tel: 3272 4367

Tags: Banco de Leite Humano doação de leite materno Prefeitura de Parnamirim
A+ A-