Atividades lúdicas no Parque das Dunas surpreendem crianças e adultos

Programação da Semana Estadual do Meio Ambiente segue até o próximo domingo.

Da redação, Idema,
Ascom/Idema
Equipe de biólogos e técnicos do Idema receberam a visita do Centro de Reabilitação Infantil para participar da Trilha Encantada.

O Parque das Dunas está com programação especial dentro da Semana Estadual do Meio Ambiente até o próximo domingo (9). Os visitantes da Unidade de Conservação da Mata Atlântica podem experimentar atividades lúdicas, plantio de mudas, exposições fotográficas, trilhas, apresentações culturais, jogos interativos, cinemateca e oficinas a fim de multiplicar conhecimento acerca dos cuidados com o meio ambiente.

Nesta sexta-feira (7) a equipe de biólogos e técnicos do Idema receberam a visita do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) para participar da Trilha Encantada, uma das atividades inseridas na programação, pois o percurso dispõe de acessibilidade para crianças portadores de necessidades especiais. Na ocasião, o grupo pode ter contato direto com a fauna e flora do bioma.

A engenheira agrônoma Auxiliadora Sertão, acompanhada dos personagens cobra (Rafael) e morcego (Erik) encantaram e ensinaram as crianças de maneira divertida as características das espécies existentes na Floresta. A engenheira agrônoma explica sobre essa bela ação: “A ‘Trilha Encantada’ é uma atividade voltada para crianças de até seis anos de idade. Nela as crianças ouvem estórias sobre a mata, a floresta, o Parque das Dunas. Depois, elas conhecem plantas, sementes da Mata Atlântica, como cacto, amescla-de-cheiro, e também os animais”, destaca.

Em seguida, os pequenos aprendem a plantar uma mudinha de antúrio selvagem. ‘A trilha é finalizada com a conto da Árvore Generosa, que dá todas suas partes à um menino para que ele seja feliz, pois a Árvore só vai estar feliz se o menino estiver feliz. Ela doa os frutos, os galhos, doa o tronco e por fim, o restante da raiz dela serve de assento para o menino quanto à criança ficar velhinha”, descreve Sertão.

Outra atividade de destaque no Parque da Dunas é a vivência “Sentindo a Mata Atlântica”. O objetivo dessa ação é transmitir informações sobre a Mata, através da exploração dos sentidos, tato, visão, olfato, paladar e audição. Segundo o biólogo e botânico do Idema, Alan Roque, “é uma trilha sensitiva para passar informações sobre as espécies vegetais existentes no Parque das Dunas, algumas até ameaçadas de extinção e raras na natureza”, afirma.

“Sentindo a Mata Atlântica” é outra atividade de inclusão para pessoas com necessidades especiais, “o entendimento dessa Unidade de Conservação é que o meio ambiente é para todos. Na prática, observa-se que nem todos os ambientes estão preparados para receber públicos variados e por isso, as informações deixam de ser transmitidas”, ressalta a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

E para enfatizar a importância da convivência dos humanos com fauna e da flora que habitam em nossa cidade foi criado o game ‘Jornada no Bosque’, idealizado pelo antropólogo e artista visual do Instituto Casa D’água, Mauricio Panella. Com o jogo virtual todas as pessoas, de qualquer faixa etária podem conhecer a biodiversidade do Parque das Dunas jogando e divertindo. “Queremos que os visitantes do parque reconheçam o sagui, a iguana, o guaxinim, a coral, o tamanduá, a tocandira, o quiriquiri. Porque é um luxo viver numa cidade com uma unidade de conservação como o Parque das Dunas”, pondera.

O idealizador convida a população para participar da experiência. “Se um dia foi legal encontrar bichinhos exóticos do Japão (Pokemon), agora será muito mais legal encontrar nossa flora e nossa fauna. Venha para o Parque. Saia de casa e venha se aventurar nesta Jornada no Bosque”, propõe.

O projeto Jornada no Bosque foi aprovado pela Lei de Incentivo Djalma Maranhão. Tem o patrocínio da Unimed Natal e da Luck Receptivo. Tem o apoio do Governo do Estado, do Idema e do Parque das Dunas. A Semana do Meio Ambiente do Idema/Parque das Dunas prossegue até o dia 09 de junho.

Tags: Parque das Dunas Semana Estadual do Meio Ambiente
A+ A-