5º Concurso de Redação da Defensoria Pública segue com inscrições até outubro

Para participa, é necessário elaborar uma redação, individual e inédita.

Da redação, DPU,

Estudantes da rede pública de todo país podem se inscrever, até o dia 9 de outubro, na 5ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, iniciativa cujo objetivo é estimular a discussão acerca de temas que estimulem o pensamento crítico dos alunos sobre o ambiente onde vivem.

Nesta edição, o tema proposto é “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. Os interessados em participar podem realizar inscrição por meio do site.

Para participar do 5º Concurso é necessário elaborar uma redação, individual e inédita, fundamentada no tema proposto e que possua entre 20 e 30 linhas. Ao todo são oito Categorias de Redação, que distribuem-se de acordo com o nível de formação de cada candidato. Já as premiações também variam conforme a categoria de submissão da redação. 

A iniciativa também inclui estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, além de adultos em situação de privação de liberdade. 

Além dos alunos, escolas da rede pública de ensino do Brasil também podem ser inscrever. Nesse caso as instituições interessadas devem descrever, no ato da inscrição, as ações pedagógicas desenvolvidas com os alunos em ambiente escolar no que diz respeito a preparação para o Concurso. Por meio da participação das escolas, a intenção é que os professores trabalhem com os estudantes o tema proposta, incentivando o debate e reflexão. 

A correção das redações tem início no dia seguinte ao encerramento das inscrições. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia oito de novembro. Confira o edital clicando aqui.

Tags: concurso de redação DPU
A+ A-