Que trem bão, uai!

Restaurante põe na mesa o tempero forte e a tradição das Minas Gerais .

Zenaide Castro,
Fotos: Vlademir Alexandre
Quando Geraldo Resende e a esposa, Ana Cristina, vieram de Uberlândia para Natal talvez não imaginavam que em pouco tempo iriam conquistar o paladar dos natalenses com uma comida tipicamente mineira. Na bagagem, o casal trouxe o que tinha aprendido com a família na arte de cozinhar e os segredos que deixam ainda mais saborosas as receitas.

O forte da comida mineira é o tempero, com muito alho, cebola e ervas. "E carnes com muito molho", completa Geraldo, ou Geraldinho, como é carinhosamente chamado pelos clientes.

Ele conta que ao abrir o restaurante Mina D´água percebeu uma rejeição das pessoas em relação à carne de porco, uma das mais usadas pela cozinha mineira, mas aos poucos a "Costelinha suína ao molho de laranja" e o "Lombo à mineira", principais pratos do restaurante, foram conquistando o paladar da clientela.



Recentemente foi criado o Prato do Dia: almôndegas ao sugo (segunda-feira), costelinha na laranja com xerém (terça), carneiro cozido no vinho branco com alho, cebola e hortelã (quarta), rabada cozida no vinho branco com macaxeira, alho, cebola e agrião e bisteca grelhada (quinta), pastel de angu recheado com carne moída ou queijo e frango com quiabo (sexta) e feijoada completa e carne de panela com legumes (sábado).

Diariamente o Mina D´água serve em torno de 30 pratos quentes, 25 tipos de saladas e cerca de 30 tipos de sobremesas - a maioria são os doces de Minas, dos mais variados sabores e vindos diretamente de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.



Além de funcionar diariamente como self-service, o restaurante também revende doces, queijos e a cachaça Néctar do Serrado, envelhecida em tonéis de castanheira, amburana e jequitibá rosa, com graduação alcoolica inferior ao convencional, que é de 42% de teor de álcool. "A Néctar do Serrado tem entre 37 e 39%", acrescenta Geraldo.

Os apreciadores de uma cachacinha na hora do almoço fazem parte até do Clube da Cachaça do Mina D´água, que já conta com 60 sócios", explica.

Costelinha ao molho de laranja


Ingredientes
2kg de costela suína
1 cebola grande picadinha
5 dentes de alho picados
600ml de suco de laranja (coado)
Salsinha desidratada
½ xícara de óleo
Sal, limão e pimenta

Modo de preparo
Coloque o alho, a cebola, o óleo e a pimenta na panela, deixe refogar até ficarem bem dourados. Junte a costela já temperada (com sal e limão por, pelo menos, duas horas). Mexa até dourar a costelinha por inteiro e coloque o suco de laranja, completando com água até quase cobrir toda ela. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Depois que jogar o suco de laranja e a água evite ficar mexendo para que a carne não se solte do osso.

Acompanhamentos: arroz branco, feijão tropeiro e couve refogada.

Seviço

Restaurante Mina D´Água
Rua: Campos Sales, 622 - Tirol
Fone: 84 3222-4710
Funcionamento: segunda a sábado (das 11h30 às 14h30)
Não aceita cartões. Pagamento com dinheiro ou cheque
A+ A-