Gulliver anuncia recall de brinquedos a partir de quarta-feira

O consumidor poderá trocar o brinquedo por qualquer outro de igual valor ou solicitar o ressarcimento do valor pago.

Agência Brasil,
A empresa Gulliver S. A. Manufatura de Brinquedos, distribuidora no Brasil dos brinquedos Magtastik e Magnetix Jr., informou em comunicado divulgado na internet que começará a fazer o recall (chamada aos consumidores para recolhimento e/ou troca de produtos defeituosos) dos brinquedos a partir da próxima quarta-feira (26).

De acordo com o comunicado da empresa, esse recall já vem sendo feito nos Estados Unidos "pela possibilidade de partes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradas pelas crianças, e que, segundo informações do fabricante [a empresa canadense Mega Brands, que os fabrica na China], podem causar danos às crianças, justificando tratamento médico".

A Gulliver adianta que "no Brasil, até o presente momento, a empresa não foi notificada sobre qualquer incidente com consumidores envolvendo os brinquedos deste procedimento de recall".

No total, 6.209 unidades dos dois brinquedos foram distribuídos, "mas nem todos chegaram a ser vendidos aos consumidores, estando muitos nos estoques das lojas", segundo informa a empresa, que prometeu divulgar posteriormente o número de brinquedos vendidos e em estoque.

Segundo o comunicado, a partir de quarta-feira o consumidor poderá trocar o brinquedo por qualquer outro de igual valor ou solicitar o ressarcimento do valor pago por meio do telefone gratuito 0800-7702650, quando enviará o brinquedo via postal, com despesas às custas da empresa, no período dos próximos 30 dias, inclusive nos fins de semana, a depender da demanda.

No comunicado, a empresa informa já ter entrado em contato, em Brasília, com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, "para prestar os devidos esclarecimentos".

Informa ainda que entregou ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) exemplares de cada produto "para exames complementares".

A Gulliver informou, ainda, que em outro comunicado, a ser divulgado segunda-feira (24), a empresa informará, por localidade (21 estados e o Distrito Federal), a lista das lojas que funcionarão como postos de troca dos brinquedos previstos nos procedimentos do recall.

A+ A-