Orquestra Sinfônica do RN dedica concerto de outubro ao público infantil

Heldon Simões,

Apresentação traz músicas eruditas presentes no cinema e nos desenhos animados

Uma viagem ao universo infantil através da música erudita! Essa é a proposta da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte - OSRN para o VII Concerto Oficial da temporada do projeto Movimento Sinfônico, marcado para hoje, 13 de outubro, na Cidade da Criança, a partir das 16h. Não haverá reserva e nem retirada de ingressos. O acesso a Cidade da Criança é no valor de R$ 2,00 (dois reais).

Sob a regência do maestro Linus Lerner, responsável também pela direção artística, o especial Dia das Crianças conta com músicas que fazem parte da trilha sonora de filmes e também de diversos desenhos animados como Tom & Jerry, Pica Pau, Pernalonga e outros. A programação promete mexer com a imaginação das crianças de hoje e com a memória de quem já passou por essa fase. Dentre as obras que integram o programa, estão: Toreador do compositor Georges Bizet; Fada açucarada - uma das famosas composições de Tchaikovsky - a obra faz parte de um dos maiores e mais reconhecidos ballets, o Quebra Nozes.

Tem também a peça Mercado Persa, de Albert Ketèlbey que, no momento de sua execução, contará com a presença de um narrador apresentando o funcionamento da orquestra e explicando como cada instrumento, ou família de instrumentos, participa para que a música aconteça dentro de uma sinfônica. Em outro momento durante o espetáculo, o maestro Linus vai convidar uma criança da plateia e mostrar de forma lúdica, qual a função do regente no concerto. A criança escolhida será regente por um dia e terá a oportunidade de conduzir a OSRN para o público. Um verdadeiro intercâmbio de conhecimento e experiência entre plateia e músicos.

Para os amantes do cinema, a Orquestra traz ao palco uma das maiores trilhas sonoras da sétima arte, a música tema de Guerra nas Estrelas (Star Wars), composta por John Williams. Outras que não podem faltar neste especial, são: a famosa Can Can de Jacques Offenbach; Czardas, canção do italiano Vittorio Monti (baseada no folclore húngaro) e, trazendo um belo toque brasileiro, a OSRN apresenta ainda de um jeito todo especial, Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e, Cantiga de Roda do compositor e regente pernambucano, Clovis Pereira.

A+ A-