Potiguares da Checkmat e Kimura se destacam no campeonato mundial de jiu-jitsu de Abu Dhabi

Artur Dantas,

Fotos: Divulgação

Considerado entre os três maiores campeonatos de luta agarrada do mundo, o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship (WPJJC) teve potiguares hoje nos tatames da capital dos Emirados Árabes Unidos, e o resultado foi muito positivo principalmente para duas academias: Checkmat e Kimura Nova União. Thiago “Thiaguinho” Barreto foi tricampeão na categoria até 69 quilos faixa preta, depois de fechar com Gilmário Rafael. Ainda na Checkmat, Mathias Luna, campeão no ano passado, ficou na segunda colocação na azul adulto até 69 quilos após cinco lutas, enquanto Felipe Bezerra garantiu o bronze na marrom adulto pesadíssimo. 

Para Thiago Barreto, que junto com o irmão, Bruno Barreto, lideram a Checkmat Natal, o resultado do terceiro dia de competições foi satisfatório. “Eu e Gilmário, que é ‘cria’ da gente desde a faixa branca, fechamos a categoria. Isso foi um feito importantíssimo para nós. Teríamos conseguido um resultado melhor senão fosse Jefthe Araújo ter encontrado Gilmário na segunda luta, nas quartas de final.  Se tivesse cada um de um lado da tabela a chance de termos primeiro, segundo e terceiro da Checkmat seria grande. Mas foi um resultado muito importante se for levado em consideração o nível muito alto da competição. Tem que estar muito bem preparado.”, afirmou.

13006580_1299650000063640_4527050423257788439_n1

A Kimura Nova União também teve bons resultados. Campeão na categoria e absoluto no ano passado, Horlando Monteiro, radicado no Arizona, Estados Unidos, foi vice-campeão na marrom adulto 85 quilos, enquanto Fabiana Medeiros ficou em terceiro lugar na categoria +70kg faixa roxa. 

13062168_953906004722699_6060046340744132558_n1

Horlando Monteiro, primeiro da esquerda para a direita.

Para Monteiro, o segundo lugar, no entanto, não foi o esperado, sobretudo por causa da última luta. “Mais uma vez tive a oportunidade de competir o mundial profissional de Abu Dhabi. Esse foi o meu 3º ano consecutivo aqui. Na primeira vez não me saí bem, no segundo ano fui campeão peso e absoluto na faixa roxa, e agora fui vice-campeão na faixa marrom. Dominei todas as lutas, inclusive a final. Estava ganhando até 40 segundos para o fim… mas serve de aprendizado para competições futuras. Já estou com vontade de voltar para casa e treinar mais para voltar mais forte”, cravou. 

De Natal para Abu Dhabi 

O bicampeonato no ano passado rendeu muito mais do que uma medalha para Thiago Barreto. Após garantir o lugar mais alto no pódio, o potiguar recebeu um convite especial . “Estou morando aqui há sete meses. Vim a convite do brigadeiro sheik Jassim Mansour para dar aula particular de jiu-jitsu aos filhos dele. Ele me deu toda a estrutura para morar em Abu Dhabi para fazer isso”, revelou Thiaguinho, que mora na cidade com a esposa. 

*Colaboraram com a matéria Fernanda Priscila, Cynthia Martins, Thiago Barreto e Kiki Melo. 


Tags: Abu Dhabi Checkmat Fabiana Medeiros Horlando Monteiro Kimura Thiago Barreto WPJJC
A+ A-