Terceira idade ativa: prática de atividade física traz diversos benefícios

Gerlane Lima,

Aluna-Terceira-IdadeO brasileiro está vivendo mais. Atualmente, a expectativa de vida no país chegou aos 76 anos, de acordo com a projeção, de 2018, do Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE). Uma série de hábitos positivos pode colaborar para uma terceira idade mais saudável. Afinal, para viver muito, é preciso viver bem.

A aposentada Maria Pessoa, é um exemplo dessa realidade cada vez mais comum no país. Após indicação do médico, ela passou a praticar atividade física para melhorar a qualidade de vida. De lá para cá, já se vão quatro anos dessa nova rotina. ‘‘Eu vou à academia três vezes por semana. Depois que eu comecei a fazer atividade física, notei melhoras em meu dia a dia, tive muito mais disposição para realizar as atividades diárias’’, ressaltou.

Os resultados que Maria apresentou não são aleatórios. "A atividade física traz benefícios físicos e psicológicos. Ela trabalha a mente dessas pessoas e as tornam ainda mais saudáveis, com uma qualidade de vida melhor, as tirando do sedentarismo. Conseguimos ótimos resultados como a diminuição no uso de medicamentos em hipertensos, diabéticos e idosos com depressão, por exemplo". A afirmação é Mylena Melo, profissional de educação física e instrutora na academia Bodytech Tirol, em Natal. 

A profissional lembra ainda que o envelhecimento é algo natural e trará a perda de massa magra e consequentemente potência. “Por isso, a musculação para idosos é uma excelente ferramenta para o ganho de massa magra. E, ao contrário do que muitos pensam, eles ganham massa, potência muscular e força, evitando possíveis quedas - que sabemos que é um perigo para o público da terceira idade. Nosso objetivo é fazer com que eles fiquem mais independentes para realização de tarefas do cotidiano e criem, assim, autoconfiança”, frisa.

Com uma demanda cada vez mais crescente do público da terceira idade, a Bodytech Tirol criou um plano especial, que atende pessoas acima de 70 anos, com preços e horários diferenciados, além de professores capacitados para lidar com a realidade das pessoas nessa faixa etária. “Os treinos são voltados para mobilidade, resistência e equilíbrio. Na academia, os clientes contam com toda a atenção necessária para o desempenho do treino. Lembrando que cada prescrição é individual e respeita as limitações pessoais de cada idoso”, reforça Mylena.

Tags: atividade Bodytech Tirol física idade terceira
A+ A-