SPA Urbano: benefícios na qualidade de vida e equilíbrio da mulher moderna

Gerlane Lima,

gerlane-mJá refletiu sobre o impacto negativo do estresse no dia a dia e como isso pode interferir nas demais atividades da rotina?  Ao longo dos anos, com as constantes transformações político-econômicas e sociais na cultura em que estamos inseridos, a mulher passou a ocupar o mercado de trabalho de maneira mais intensa, assumindo papéis de destaque e alcançando independência financeira. Para isso, aconteceram algumas mudanças no cenário familiar, promovendo a flexibilização das funções assumidas pelas mulheres, bem como no formato e constituição das famílias modernas.

Dessa forma, as mulheres, que já eram responsáveis pelas atividades domésticas e educação dos filhos, por exemplo, passaram assumir também as despesas financeiras de suas casas. Segundo a psicóloga Marília Lino, ao assumir múltiplos papéis, a rotina das mulheres exige maior cuidado e atenção com a saúde e a qualidade de vida, devido às inúmeras pressões enfrentadas no cotidiano: serem boas mães, esposas, donas de casa, companheiras, excelentes profissionais, além das questões dos padrões estéticos, que vão além das exigências da sociedade e são, muitas vezes, incorporados desde a educação das meninas. Por isso, é preciso sair da rotina e relaxar. Nesse contexto, o SPA urbano pode ser uma excelente opção.

“Acredito que a principal pressão seja como administrar todas essas demandas e expectativas da sociedade, partindo dos recursos e possibilidades reais para essas mulheres e considerando o sentido que cada uma confere a essas experiências, buscando o seu bem estar e satisfação pessoal, antes de tudo”, aponta a especialista.

Para Camila Lemos, 34 anos, cliente da Clínica Emagrecer Spa Revivare, localizada no bairro de Petrópolis, é de extrema importância que haja um tempo reservado para melhorar a qualidade de vida. “Sempre que possível procuro investir em atividades que contribuam para minha saúde física e mental, pois a rotina desgastante e o estresse diário acabam, por vezes, me tornando apática, sem ânimo, cansada e frustrada”, comenta Camila.

De acordo com a psicóloga Marília Lino, o acúmulo de funções que a mulher tem absorvido tende a gerar pressão para corresponder às suas próprias expectativas, bem como às dos outros com quem essa mulher se relaciona. “Caso ela apresente dificuldades em administrar ou lidar com essas múltiplas demandas, inclusive no reconhecimento de seus próprios limites, é possível que desenvolva estresse e ansiedade, o que pode desencadear algum tipo de adoecimento”, explica.

Camila Lemos pode ser um dos exemplos. “A ausência de cuidado comigo, da separação de um tempo para investir na minha qualidade de vida, me fez adoecer. O excesso de trabalho, aliado à falta de tempo para mim mesma e para os cuidados relacionados à mente e ao corpo, gerou sentimentos horríveis, me levando a uma depressão. Assim, aprendi que ter um tempo pra mim, é vital”, sinaliza Camila Lemos. 

Por isso, a psicóloga alerta que é imprescindível que exista um cuidado constante com a saúde, por meio da prática regular de atividades físicas associadas a uma alimentação saudável, bem como hábitos que estimulem o bem estar e qualidade de vida, como as práticas de meditação, terapias alternativas e acompanhamento psicoterapêutico.

“Agora, procuro me manter equilibrada física e emocionalmente tendo momentos diários de exercícios e técnicas de respiração e meditação, bem como procuro ir semanalmente à Clínica Emagrecer Spa Revivare para cuidar do meu corpo, manter minha auto estima em dia e sair da rotina de casa, sentindo que estou me dando aquele tempo de cuidados”, comenta Camila.

Hoje, a Clínica Emagrecer Spa Revivare faz parte da rotina da Camila Lemos. É como um ponto de parada obrigatória. “Costumo brincar e dizer que lá estou em casa, de tão à vontade que me sinto. É um lugar maravilhoso onde encontro pessoal capacitado que me ajuda a relaxar e me deixa mais bonita. Tenho verdadeira paixão por toda a equipe que sempre cuida de mim com muito carinho”, destaca Camila. 

Todos esses cuidados são refletidos no dia a dia.  “Com as massagens, tratamentos estéticos, faciais e até médicos, me sinto mais capaz, animada e relaxada pra exercer minhas atividades, sem contar com a autoestima, que fica lá em cima ao me olhar no espelho e ver os resultados alcançados. Afinal de contas, sou mulher, e qual mulher não gosta de sentir maravilhosa?”, pontua Camila Lemos.

Tags: Clínica Emagrecer Spa Revivare
A+ A-