Readaptação escolar: Algumas dicas aos pais e alunos para a volta às aulas

Gerlane Lima,

As férias estão quase acabando e algumas dicas são muito bem-vindas no que se refere à readaptação nos primeiros dias de volta às aulas. Como toda a dinâmica da família muda durante o recesso escolar, horários, hábitos alimentares e também o sono sofrem alterações e voltar à rotina pode ser mais difícil.

Neste período, o desafio é mudar os horários mais flexíveis que as férias proporcionam. Crianças que estudam pela manhã poderão ter mais dificuldades para acordar de manhã cedo, e para isso, o ideal é que a retomada se dê de forma gradual, fazendo-os acordar um pouco antes do horários a que estavam habituados, por alguns dias, antes do reinício das aulas. Já os pequenos que estudam à tarde terão que adaptar o horário de almoço, visto que nas férias os horários das refeições também mudam bastante.

 “É necessário uma forma gradativa de reintrodução, principalmente na primeira semana. Existe a apresentação dessa rotina, mas também a apresentação dos objetivos a serem alcançados. É importante que a família contribua neste momento, para que a transição seja tranquila, e também rápida, uma semana, duas no máximo”, avalia Kiev Martins, coordenador pedagógico da Escola Lápis de Cor.

Nos primeiros dias de reinício das aulas (e isso vale também para o início do ano letivo), é importante que os pais fiquem atentos para evitar atrasos, visto que nos primeiros dias é importante para o aluno conversar com os professores antes da entrada em sala de aula e também com os colegas.

A readaptação no meio do ano costuma ser mais tranquila, mesmo assim, na semana que a antecede é interessante preparar as crianças para retornar à escola.

Ainda de acordo com Kiev, “a readaptação escolar é importante para que as crianças possam voltar à rotina de estudos ainda que ela apresente novidades comparada a do semestre anterior. Não é fácil sair de um recesso no meio do ano direto para a vida escolar, mas é nosso trabalho fazer com que isso ocorra de maneira tranquila”, sinaliza.

Durante o recesso os horários são mais flexíveis e o primeiro passo é voltar gradativamente. Abaixo, algumas dicas para que este processo seja passado sem grandes traumas:

*Comece a restabelecer a rotina habitual com horários de refeição e sono para que a criança não sinta tanto os horários da rotina escolar. Inicie dias antes do início das aulas.

*Converse com a criança sobre o retorno de maneira tranquila, evidenciando os aspectos positivos como o encontro com a Professora e os colegas.

*Os pais devem mostrar segurança na hora de deixar os filhos na escola e procurar despedir-se especialmente com carinho neste dia.

A parceria escola/família é fundamental para consolidar o processo de readaptação. As aulas na Escola Lápis de Cor reiniciam no próximo dia 22 de julho.

Tags: Escola Lápis de Cor escolar readaptação
A+ A-