Especialista em aleitamento explica acompanhamento fonoaudiológico em recém-nascidos

Gerlane Lima,

Durante a maternidade, geralmente, uma equipe multidisciplinar acompanha mamães e bebês em todo o processo da gestação. Após esse período, a assistência nos primeiros dias é essencial para a saúde dos envolvidos.

Nessa etapa, o fonoaudiólogo auxilia nesse vínculo materno o encontro de posições confortáveis durante a mamada, por exemplo, e ajuda a identificar uma boa ordenha.

A relação mãe e bebê é o melhor vínculo possível porque faz com que a criança cresça saudável através desse preparo seguro no início’’, esclarece a fonoaudióloga, especialista emamamentação, Andreza Farias, do Hapvida Saúde.

Além disso, o conhecimento na área habilita esse profissional que avalia também o sistema motor oral do bebê (língua, lábios, palato, bochecha, sucção nutritiva e não nutritiva etc).

O aleitamento é fundamental para o crescimento harmônico da face do bebê. Então, todo esse cuidado na introdução alimentar garante o fortalecimento  desses órgãos fonoarticulatórios que são essenciais para uma futura fala e alimentação tranquila", explica Andreza Farias.

Existem alguns recursos e todo um acolhimento dessas famílias para melhor orientação e observância dos sinais que o bebê dá. O profissional da fonoaudiologia é imprescindível nesse reconhecimento’’, ressalta a médica.

Tags: aleitamento fonoaudiológico materno recém-nascido
A+ A-