MPB em terras de Camões

O jornalista Nicolau Frederico reproduz artigo de seu colega, jornalista, cronista e escritor Woden Madruga que fala sobre sua leitura dos jornais de Portugal com destaque para os compositores e artistas da MPB que visitam e estão sempre por lá apresentando-se em seus shows. Nicolau também lembra sobre a cantora e compositora portuguesa e fadista Mariza e seu convidado especial, o maestro e violoncelista brasileiro Jaques Morelembaum.

Nicolau Frederico,

MPB em terras de Camões

Em sua coluna na TN (09/08/2018), o jornalista, professor e escritor Woden Madruga, como sempre generoso com este seu colega e amigo de 40 anos, registrou: “Nicolau Frederico, que andou por Portugal no correr de julho, me presenteia com alguns jornais que trouxe de lá  proporcionando um fim de semana de gostosas leituras nos alpendres das Queimadas. Nicolau é do ramo, jornalista, professor aposentado na área da comunicação social. Sabe das coisas. No seu roteiro português, de Porto a Lisboa, deu uma parada em Fátima para acender velas, rezar e abrir caminhos para algumas pesquisas. E foi juntando jornais em sua sacola. Exemplares de “Público”, “Correio da Manhã”, “Jornal i”, os três de Lisboa, e o “Jornal de Notícias”, do Porto.

O Brasil sempre é notícia nos jornais portugueses, sejam políticas ou da área cultural. Nossos artistas, principalmente cantores, aparecem com destaque em suas páginas.  No suplemento “Vidas”, do “Correio da Manhã (edição de sábado, 28 de julho), estão lá Caetano Veloso (ocupando página inteira) e Vanessa da Mata (quatro páginas). 

A matéria como Vanessa é uma entrevista. Título: “Vanessa da Mata – A cantora brasileira regressa ao país com um novo disco e a experiência de brincar com ritmos diferentes.” Muito boa a entrevista.  A notícia sobre Caetano: “Caetano Veloso: em palco com os filhos”, começa assim: “O verão de Caetano Veloso promete surpreender. O artista brasileiro, de 75 anos, está de volta a Portugal e com um espetáculo que tem todos os ingredientes para enternecer o público. É que o cantor não vai estar sozinho em palco, fazendo-se acompanhar pelos três filhos: Moreno, Zeca e Tom.”

Mas eu digo e acrescento, que além de degustar os doces de Aveiro (Ovos Moles), o Pastel de Nata (em Lisboa) e o Vinho do Porto (nas adegas maravilhosas das quintas de Pinhão, às margens do Rio Douro) e o famoso queijo de Lamego, me encantei com as músicas do Fado Moderno de Mariza (foto de Carlos Ramos), uma cantora e compositora lisboeta que espalha a sua voz e seu encantamento pelos diversos cantos do mundo.

A mais internacional artista portuguesa apresenta o sétimo álbum de sua jovem carreira em primeira mão nos Coliseus de Lisboa e Porto. Em poucos anos, Mariza passou de uma musicista local quase desconhecida, apoiada e incentivada apenas por um pequeno círculo de admiradores portugueses, para uma das mais aplaudidas estrelas mundiais, pelo seu carisma, simpatia e uma voz incrível!

Reconhecida pela imprensa internacional como uma das melhores vozes de todos os tempos, Mariza tem conquistado as plateias do público nas principais capitais europeias, asiáticas e nos Estados Unidos, bem como indicações aos mais importantes prêmios internacionais. No próximo mes de setembro, apresenta em primeira mão ao público português o seu mais recente CD “Mundo” (2018)

Até mesmo com nossos artistas de renome internacional como o maestro e violoncelista brasileiro Jaques Morelembaum nesta sensacional interpretação de “Ó gente da minha terra”, que deixo aqui para você, internauta, curtir esta semana.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/xlrQ3AqdnPc" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen></iframe>

https://youtu.be/xlrQ3AqdnPc

Até a próxima!  

Tags: Aveiro Caetano Veloso Carlos Ramos, fotógrafo Fado Jaques Morelembaum Jornais de Portugal Lamego Lisboa Mariza MPB Mundo Pinhão Porto Portugal Vinho do Porto Woden Madruga
A+ A-