Entre lanternas e livros

I FLIVA - Festival literário da Escola Francisco Varela

Michelle Paulista,


Na última sexta, 13, tive a oportunidade de visitar o I FLIVA- Festival literário da Escola Francisco Varela, no bairro Guarapes. O festival foi a culminância de trabalhos realizados a partir do livro “O beijo da palavrinha" de Mia Couto, escritor moçambicano. Outras temáticas também foram abordadas, variando de acordo com as séries, distribuídas conforme cada ano de ensino. Dentre as atividades, destacaram-se:

Com produção de lapbook, produção oral, resultado de pesquisas sobre o reggae (origens, rastafári, músicas) - cultura negra; análise do poema Navio Negreiro de Castro Alves, culminando em um vídeo e uma peça teatral, algumas fábulas foram produzidas pelos próprios alunos.

Uma das atividades mais bacanas foi a produção de um cordel, contando a história do bairro. O texto foi produzido em conjunto com alunos e a professora.

Houve ainda exposição de fotos e poemas de produção dos alunos com o grande tema “O bairro Guarapes e as pessoas que o habitam” (dentro do tema DIVERSIDADE E RESPEITO) que abordavam a temática da vida e valorização do bairro periférico e respeito ao próximo.  Além disso, prestigiamos a produção e exposição dos cartazes com números do preconceito, que demonstravam pesquisas realizadas por vários órgãos do país sobre a participação de minorias em nossa sociedade e os problemas enfrentados por tais grupos (violência contra a mulher, acesso dos negros às universidades, taxa de homicídio dos jovens periféricos, desrespeito às religiões de matriz africana), possibilitando uma explanação sobre a realidade que muitos dos alunos enfrentam, porém desconheciam.

O festival contou ainda com as presenças dos cordelistas Chico de Iaiá e Gelson Pessoa e do grupo de alunos da UFRN, encenando a peça “Caminhando Severino”  e outros caracterizados (cosplay). Foi um trabalho integrando várias áreas de conhecimento.

Fiquei muito impressionada com o comprometimento dos professores, equipe pedagógica e alunos. Dava pra ver o brilho nos olhos de todos os participantes.

Parabenizo toda a equipe de professores, gestores, apoio e estudantes pelo belíssimo trabalho realizado.

Janaína Tavares - Diretora Pedagógica

Kelen Dantas - Diretora Administrativa

Língua Portuguesa - Elisabeth Silva /Vaneíse Fernandes / Jacqueline Andrade /Marcela Ribeiro

História - Felipe Tavares

Geografia - Gênison Medeiros

Ciências -Jairo Wandson

Inglês - Pedro Lobo

Ensino da Arte -Vera Anjos

Ensino Religioso - Fátima Araújo

Educação Física - brincadeiras africanas - Jairo Souza

Getúlio Lopes (professor convidado)


A+ A-