ENJU - Ensino Jurídico

Em momento histórico, OAB/RN inaugura nova sede

ENJU -,

Em um momento histórico para a advocacia e cidadania do Rio grande do Norte, a OAB/RN inaugurou sua nova sede, em reunião extraordinária do Conselho Seccional. A nova estrutura, localizada na rua Barão de Serra Branca, no bairro de Candelária, foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (28), com a presença do presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicus Furtado Coêlho, da diretoria da Seccional Potiguar, presidida por Sérgio Freire, além de autoridades do judiciário e executivo do Estado, além de advogados potiguares e do presidente eleito da OAB/RN, Paulo Coutinho.

Com 4.300 metros quadrados, a nova sede reúne no mesmo lugar a OAB/RN, Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN), Escola Superior de Advocacia (ESA), Tribunal de Ética e Disciplina, Clínica do Advogado e Escritório Modelo. Além de um auditório para 310 pessoas, salas modernas, estacionamento para 72 carros, obedecendo aos critérios da estrutura administrativa com acessibilidade.

O presidente do Conselho Federal fez a abertura do evento. “No momento em que inauguramos essa nova sede da OAB/RN, nós estamos trazendo mais de 4.000 metros quadrados de cidadania e valorização da classe. Agora os advogados do RN têm uma sede à altura da importância, relevância e dignidade dos colegas que compõem esta seccional”, disse Marcus Vinícius, que passou a presidência da mesa para Sérgio Freire, que deu início à reunião extraordinária do Conselho Seccional.

Durante a reunião o Conselheiro Pablo Pinto apresentou o relatório de criação da Comissão de Combate à Seca, que foi aprovada aclamação pelo Conselho. Logo após, a presidente da Comissão de Direito à Saúde, Elisângela Fernandes, apresentou o programa desenvolvido pela comissão para combate ao mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika, chamado “Programa Vetor OAB: OAB e Sociedade, unidas na luta contra o Aedes Aegypti”. Marise Costa, presidente da Comissão de Direito Ambiental, entregou ao presidente do Conselho Federal um relatório do trabalho da comissão, que resultou na elaboração da Carta Ecumênica em Favor do Meio Ambiente. Por último, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Mirocem Júnior, entregou o relatório da comissão, que subiu do 13º para o 6º lugar no ranking de aprovação no Exame de Ordem.

O atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) e presidente eleito da OAB/RN, Paulo Coutinho, falou da concretização do sonho e do desafio que irá enfrentar durante a sua gestão. “Esse é um dia de muita felicidade e alegria. Poder assumir a OAB daqui a pouco dias, junto com a diretoria e os conselheiros que aqui estão, e enfrentar o desafio de transformar essa estrutura em benefício, apoio e em assistência ao advogado e à população é um desafio que nós aceitamos e vamos cumprir”.  

O procurador geral de justiça, Rinaldo Reis, parabenizou a advocacia potiguar pela conquista. Hoje é um dia de festa e, em nome do Ministério Público, parabenizo todos os advogados, a OAB/RN e o Conselho Federal, por trazerem para o RN esse espaço de cidadania. O advogado, assim como está na Constituição, é essencial a administração da justiça, da democracia e cidadania. Parabéns para a OAB e para o Rio Grande do Norte que possuem agora asse espaço para servir à sociedade e aos advogados. Parabéns também a todos que trabalharam para tornar esse sonho possível”.

Emocionado, Sérgio Freire, fez um agradecimento especial aos que ajudaram a realizar o sonho da construção da nova sede. “Queria dizer da luta para chegar até aqui e não poderia deixar registrar a gratidão que a advocacia potiguar tem por Paulo Eduardo Teixeira, que em 2007, na primeira oportunidade que conversamos, disse que estava indo até a governadora Wilma requerer o terreno. Dali por diante, fizemos uma verdadeira via crucis e o que mais admirei nele foi a perseverança. Parabéns, Paulo! Essa realização é nossa, mas você é o verdadeiro responsável por isso. Quero agradecer a todos, principalmente ao advogado brasileiro. O sistema OAB nos permitiu ter esta sede. A seccional potiguar, sozinha, não teria condições de ter hoje este prédio à disposição da advocacia. São os advogados do Amazonas, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte que, juntos, trabalham de forma unificada para que o sistema OAB cresça e seja cada dia mais valorizado e possa prestar serviço à sociedade e à democracia”, disse Freire, que também fez um agradecimento especial a atual diretoria, ao conselho, funcionários e sua família.

Homenagem

Durante a Solenidade, Sérgio Freire prestou uma homenagem a professora Wilma de Faria que em 2010, quando era governadora do Estado, oficializou a doação do terreno para construção da nova sede da OAB/RN, através da Lei 9.340/2010. A placa foi entregue a deputada Márcia Maia, filha da ex-governadora.

 “Carrego comigo que a gratidão é o maior sentimento que o ser humano pode ter pelo próximo. Tanto eu quanto o ex-presidente Paulo Teixeira, somos testemunhas do esforço que a governadora fez à época para a doação deste terreno. Então, nada mais justo que o reconhecimento público da OAB/RN a professora Wilma”, disse Freire.

Medalha João Medeiros Filho

Após o encerramento da solenidade o Diretor da Escola Superior de Advocacia, Venceslau da Carvalho, entregou a Comenda João Medeiros Filho ao presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius, que se tornou Advogado Honorífico Potiguar, e ao presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, que foi eleito o advogado do ano.

“Seu nome fora unanime aos que compõe verdadeiramente a Escola Superior de Advocacia. O dia é de referendar essa grande pessoa, um ser humano que carrega em si a simplicidade dos justos e a determinação ao trabalho dos honestos. A OAB me presenteou com alguns amigos e um deles, com toda certeza, é Sérgio Freire. A você, meu amigo, lhe congratulamos com uma das mais altas honrarias de nossa seccional, a Comenda João Medeiros Filho, aliás, como Dr. João, você ama o exercício e fez dela a sua vida”. 


Com informações da assessoria de Comunicação da OAB/RN.

Tags: Advocacia CAARN Conselho Seccional ESA OABRN sede
A+ A-