Incrível futebo! Em reviravolta surpreendente, América leva vantagem na final diante do ABC

Edmo Sinedino,

artilheiro34_09O futebol é mesmo muito incrível. E, como sempre falo, muda com muita rapidez. E já aconteceu aqui em Natal mostras disso na última rodada da fase classificatória do primeiro turno.

Quem diria, apostaria que o América decidiria o primeiro turno com vantagem?

 A vitória de 4 a 0 sobre o ASSU, somada ao empate sem gols do ABC diante do Força e Luz, deixou o time rubro em igualdade com o alvinegro em todos os critérios de desempate, até mesmo nos cartões vermelhos. Na soma dos amarelos tomados, a supremacia da equipe de Moacir Júnior,  que tomou menos.

Nem mesmo o mais otimista dos torcedores alvirrubros contavam com uma goleada neste domingo, na Arena,  assim como nem os mais pessimistas alvinegros imaginariam um empate sem gols com o Força e Luz e a perda da vantagem, que parecia certa, para a final do turno, jogando dentro de casa contra o lanterninha.

Foi assim. 

Eu, de maneira nenhuma leva fé nestes dois resultados decisivos, confesso. Nunca acreditei que o ASSU pudesse tomar quatro gols de um América que, até então, só tinha marcado sete em seis jogos. Quem poderia supor, em sã consciência que o Força e Luz de Ranilson Cristino, que havia sido derrotado quatro vezes, poderia segurar o ABC, líder com quatro vitórias?

Nos outros resultados da rodada, nem mesmo a vitória do Santa Cruz sobre o Potiguar, 2 a 0, em Mossoró, considero tão surpreendente e explico. O Potiguar, em desalento, pois perdeu seu recurso no TJD e o Santa Cruz vinha empolgado pela histórica classificação na Copa do Brasil e sua primeira vitória na temporada, 1 a 0 sobre o tradicional Tupi de Minas. 

O tal da confiança que faltava aliada à motivação.

O resultado em Goianinha. Também normal, afinal, como destaquei várias vezes, quando se encontra, quando joga bem, o Globo de Hígor César, pelos valores que tem, não fica a dever nada a nenhum dos participantes deste Estadual. Os 2 a 0 no Palmeira não é surpresa.

Portanto, ficou assim: América x ABC, final do primeiro turno. Jogo na Arena das Dunas, ainda sem data definida. É o time rubro que tem a vantagem de jogar pelo empate.

*Foto: Canindé Pereira/AFC

Tags: abc america forca e luz globo potiguar
A+ A-