Francisco Diá está de volta do futebol potiguar, agora comandando o ABC

Edmo Sinedino,

diaabc_09Francisco Diá está de volta ao futebol potiguar, sua última passagem em Natal foi no América, no ano de 2016. O treinador acertou com o ABC e vai comandar a equipe na próxima temporada. Diá será apresentado oficialmente na terça-feira, 17, junto com o consultor Marcelo Santana.

A contratação foi bancada pelo presidente Fernando Suassuna que declarou que Francisco Diá sempre foi o técnico de sua preferência. Marcelo Santana, que também conhece o trabalho do novo comandante teria afiançado o acerto.

Diá vem para o ABC no momento certo. Na montagem, onde ele sempre se destacou por saber escolher peças e aproveitar valores da base. Vários jogadores, antes desconhecidos, que atuam hoje no Brasil foram apostas suas.

Na terça-feira , antes da apresentação oficial, o técnico e o consultor Marcelo Santana vão ter uma longa conversa discutindo planos de ação, contratações, montagem do elenco e da comissão técnica.

Diá começou sua carreira treinando a equipe de juniores do Força e Luz, em 95, onde, junto com o professor Maurício Maeterlinck revelaram o craque Matuzalém para o mundo. Diá foi campeão no juniores do ABC em 96, depois teve sua carreira marcada positivamente por evitar o rebaixamento iminente do América em 2009 e nesse mesmo ano ter levado o Alecrim da Série D para a Série C.

Seus maiores feitos, no entanto, foram as conquistas de títulos e acessos. Foi campeão estadual do RN no Baraúnas como assistente de Paulo Moroni, da Copa Paraíba com o Botafogo, salvou o Icasa do rebaixamento à Série D ao mesmo tempo que  conseguia o acesso à B e o vice-campeonato brasileiro. Foi bicampeão paraibano dirigindo o Campinense, vice do Nordeste, e campeão maranhese com o Sampaio Corrêa e vários feitos, tendo trabalhado também em três clubes de São Paulo - Penapolense, Mogi Mirim e Oeste.

Como treinador potiguar, Francisco Diá sofre da resistência de boa parte da torcida, mas acredita que, com muito trabalho e bons resultados, vai reverter, em breve, essa situação, ao mesmo que agradece a enorme parcela de alvinegros que acreditam e o estão apoiando nesta nova etapa que se inicia.

*Foto: paraíbaonline

Tags: abc dia marcelo santana suassuna treinador
A+ A-