Erros e acertos do América no clássico

Edmo Sinedino,

waguinho_09Um clássico como o de quarta-feira rende. Vocês acreditam se eu disser que já tem torcedor do América falando na possibilidade de troca de treinador? Gente, futebol é muito louco. Assim como, é certo, muitos já ameaçavam o trabalho do treinador do ABC, Francisco Diá por conta das vitórias não tão convincentes.

Mas vamos falar mais de clássico. Onde o América perdeu? Recomposição, defesa jogando em linha contra atacantes inteligentes. Adriano Alves e Geninho não foram páreo para as investidas comandadas por Berguinho e João Paulo, podendo também citar Wallyson.

Essa vai ser a dor de cabeça do Waguinho Dias. Encontrar uma maneira de corrigir essa recomposição. O que faltou ao América para ganhar a partida? O rubro teve passagens de alas, boa saída de bola, mas faltaram os meias do melhor passe. 

As ótimas atuações de Renan Luiz e Krobel, Leandro Melo e Romarinho não encontraram seguimento com Daniel Costa, Dione, além do que, muito cedo, a equipe perdeu o Wallace Pernambucano, referência, que facilitava o trânsito mais livre para o bom Orobó.

Onde o América poderia ter ganho o jogo? Se tivesse consertado a recomposição e fizesse mais pressão, ataques continuados pelo lado capenga do ABC, onde o Pedro Costa estava visivelmente sentindo a falta de ritmo e a recomposição, por ali, falhava. E Diá perderia o jogo, acho, se não tivesse reforçado seu lado esquerdo com a entrada de Richardson.

Evidente que treinador nenhum, o Waguinho Dias incluído, vai se basear no que escrevo e digo, mas creio que ele precisa encontrar o outro meia, acho que Wilson, deve fazer voltar o César Sampaio sem sacar o Leandro Melo, montar um quarteto com dois volantes de pegada, um volante de saída, quase meia, Wilson, criador e dois atacantes.

O mais importante: reposicionar e treinar sua equipe à exaustão até encontrar uma fórmula de fechar os espaços nas costas dos dois zagueiros. Essa falha do América repetida contra o ABC, já havia acontecido contra o Força e Luz, Santa Cruz e até mesmo contra o ASSU.

Perder de 4 a 3 um clássico de ótimo nível não quer dizer que o time rubro jogou mal, muito pelo contrário, até mesmo os atletas que citei, que ficaram devendo, me refiro ao rendimento à altura do que foi o duelo, onde eles precisariam de algo mais. E foi isso.

PS: gosto muito do treinador que sai para o jogo em busca da vitória, mas tirar o Leandro Melo foi um erro, afinal, além de marcar bem o volante tem boa saída de bola e, naquela altura, um atacante a mais faria, como fez, pouca diferença se a bola não fosse bem trabalhada desde o meio-campo.

*Foto: Diego Simonetti/AFC

Tags: abc america dia leandro melo waguinho dias
A+ A-