Fátima Bezerra sem medo de ser feliz

Carlos Alberto,

Em que pese as dificuldades encontradas deixadas pela gestão passada, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sem medo de ser feliz, cumpriu com o que prometeu em sua campanha em seu primeiro ano de governo, embora, os abutres de plantão queiram manchar o que não tem descanso, nem nunca terá. Ou seja: a governadora trabalha pelo Estado e não descansa um dia. Fato!

Na área da segurança, por exemplo, calo do último governo, Fátima Bezerra conseguiu promover a redução em diversos índices de violência, como a queda de 43,2% nos latrocínios e de 33, 2% de homicídios dolosos e redução de 17,3% para lesões corporais seguidas de morte. Hoje, se observa um policiamento ostensivo nas ruas, o que antes não ocorria. É claro que existem assaltos pontuais, até porque a polícia não pode está em todo lugar, mas a segurança teve uma melhora sensível aos olhos da população.

Na saúde, problema crônico no país, o governo Fátima atingiu o índice de 12% das receitas correntes, conforme o piso constitucional, percentual esse que não foi atingido no governo que lhe antecedeu. Encaminhou ainda para a Assembleia Legislativa Projeto de Lei que cria os consórcios interfederativos de saúde, o que possibilitará, após sua aprovação, a instalação de policlínicas nas regionais de saúde, beneficiando assim os usuários do SUS, projeto êxitoso no vizinho estado do Ceará e que foi proposta de campanha da então candidata Fátima Bezerra. Ainda na Saúde, o governo promoveu a contratação de 1.056 concursados. Entre outras conquistas o governo fez publicar ainda o enquadramento de 41 servidores que aguardavam desde 2014.

O Programa Nota Potiguar, da Secretaria de Estado da Tributação (Set), conseguiu um aumento de 25 milhões no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incentivando as pessoas a se tornarem aliadas do governo no combate à sonegação de impostos. Já foram cadastrados mais de 220 mil usuários no aplicativo e esse estímulo foi responsável pela emissão de 14 milhões de notas fiscais eletrônicas em 53 mil estabelecimentos cadastrados.

O programa também tem uma parte social e já destinou R$ 795 mil para 141 instituições filantrópicas. Em prêmios, foram dados R$ 590 mil, divididos para 30 contribuintes cadastrados. Além deles, mais de 22 mil pessoas inscritas no programa foram beneficiadas com descontos de até 10% no IPVA de 2020 e 11.500 ingressos foram trocados para partidas de futebol.

A atividade turística, que é a grande indústria do estado, também teve uma significativa mudança de 2018 para a atual temporada. Se teve um aumento de 22,3% no número de voos para Natal. Em números reais, isso é um incremento de 143 mil pessoas a mais chegando em nosso Estado.

Sem falar que a governadora Fátima Bezerra deu prioridade a colocar os salários dos servidores em dia, pagando dentro do mês, inclusive, o 13º de 2019, e até atrasados do governo Robinson.

Portanto, é válido plagiar Chico Buarque e dizer:

O que será, que será?
Que andam suspirando pelas alcovas 

Acesse o blogdobarbosa, 12 anos no ar sempre em defesa da democracia e da liberdade de expressão, clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

A+ A-