Primavera de vinhos no Chile

Janine França,

1078l6v.jpg

A Primavera chegou aqui do Chile de forma muito tímida, mas cheia de aromas e sabores. Com clima diversificado e solo favorável as uvas chilenas são consideradas uma das melhores do mundo, sendo a Camènére a principal delas. A visita as viñas (vinícolas) chilenas é um tour quase que obrigatório para os turistas.

Próxima a capital Santiago existem algumas vinícolas e é possível conhecer, degustar e apreciar a beleza da região. Para abrir a temporada de vinhos chilenos conheci a Viña Undurraga, localizada na região do Baixo Maipu. Para realizar esse tour é possível fazer a reserva por e-mail e o preço da entrada e a partir de 14.000 pesos chilenos, onde você degusta 4 tipos de vinhos, conhece a viña, museu e tem uma experiência íntima com a criação dessa bebida milenar.

2jg6jnk.jpg

Para chegar a vinícola você contratar uma empresa de turismo (preços a partir de 25.000 pesos chilenos) ou utilizar um transporte público. Para chegar lá de transporte público, você deve pegar a Linha 1 do metrô (vermelha) até a Estação Central. Em seguida, localize o Terminal de San Borja (fica dentro de um shopping da estação) pegue um ônibus para a Talagante (plataforma de frota Talagante 79-81 – 1.200 pesos chilenos) e pede ao motorista para deixá-lo na Viña Undurraga. Super tranqüilo e econômico, o ônibus sai a cada 10 minutos e para retornar é só pegar o ônibus quase em frente a viña e descer na última parada (terminal San Borjas).

wbav5u.jpg

Fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga, é uma das vinícolas mais antigas do Chile. No meio do vale do Maipo, na fazenda Santa Ana (sua esposa), o fundador plantou as primeiras uvas, que foi o início de um projeto que se espalhou pelas principais áreas do país: Alto Maipo, Leyda, Rapel e Cauquenes, entre outros. Com 130 anos de experiência, a Viña Undurraga produz vinhos exclusivos de origens específicas. Nessa viña apenas são ultivadas uvas vermelhas, que começam a ser coletadas no primeiro semestre do ano.

Após o tour é quase impossível você não levar ao menos um vinho de sobremesa. O  aroma, o sabor marcante e refinado estão na minha memória, e agora posso levar para o Brasil para compor a minha adega. 


A+ A-