Especialista em moda indica altura ideal de barra da calça

Janine França,

Especialista em moda indica altura ideal de barra da calça

Para fazer a barra da calça, todo cuidado é pouco. O comprimento é o detalhe que faz toda a diferença no visual, podendo realçar ou prejudicar o look. O indicado é que a barra não cause volume ou fique curta; mas, para cada modelo de calça, há o comprimento ideal.

Além do modelo de calça, o tipo de calçado que será usado com a peça interfere na altura da barra, comenta Caroline Oliveira, especialista em moda e coordenadora de gestão da rede de franquias da Linha e Bainha Costuras.

“Outra dúvida que recebo muito é se pode dobrar a barra. O que recomendo é que sempre opte por realizar a bainha, mas, para as calças retas, caso seja o estilo da pessoa, a dobra pode ser feita, desde que a barra fique na altura do osso do tornozelo. Assim, a modelagem seguirá reta”, explica Caroline.

As calças de boca aberta, como flare, pantalona ou boca de sino - que voltaram a ser tendência de moda -, precisam que a barra fique, ao menos, a um centímetro do chão, explica Caroline. “As barras destas calças não podem arrastar no chão, nem transmitir essa sensação, por isso essa altura é a mais indicada. Além disso, há um cuidado redobrado com o modelo de calçado. A barra deve cobrir o peito do pé, mas não cobrir demais o sapato.”

Para as calças skinny, a recomendação é o contrário. Conhecida por ser mais justa, a barra neste modelo deve seguir essa forma e ficar ajustada até onde inicia o pé. “Esse é o tipo de calça que deve se prestar atenção, pois se ficar a barra comprida formará um volume, o que deixará a peça deselegante”, frisa Caroline.

As calças sociais talvez sejam as que mais chamam a atenção em relação a altura. Para as mulheres, a recomendação segue a mesma: adequar a barra ao tipo de sapato. Seja salto, sapatilha ou sandália, a barra não pode arrastar no chão, mas também não pode ficar curta. Para os homens, a sugestão é que a barra fique, pelo menos, a dois dedos acima do salto do sapato. “Para os homens que preferem a clássica barra italiana, eles devem se atentar que a dobra atinja no máximo quatro centímetros”, comenta Caroline.

“É importante ressaltar que o tipo de tecido também influencia na hora de aplicar a barra, pois a máquina de costura precisa atender ao material. Opte sempre por realizar a aplicação da barra com costureiras profissionais, que realizarão o ajuste correto, deixando o caimento perfeito. Nas unidades da Linha e Bainha, a aplicação da barra é um dos serviços mais realizados, o maquinário atende a todos os tipos de tecido, do jeans à alfaiataria”, finaliza Caroline.

Linha e Bainha Costuras

A franquia que virou moda. A Linha e Bainha é um atelier de costuras presente há mais de 15 anos no mercado, a marca pertence ao Grupo Acerte, também detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You Lavanderia para condomínios e, sua estrutura e atendimento personalizado proporcionam maior comodidade, segurança e praticidade aos clientes. A marca trabalha na profissionalização do mercado de costuras, realiza parcerias com grandes marcas da moda e varejo. Seus serviços incluem ajustes, customizações, bordados, consertos, cerzimento, detonação de jeans, além de consultoria de personal stylist, quando necessário. Site: www.linhaebainha.com.br



A+ A-