Corrida de rua e turismo no Chile

Janine França,

98zynr.jpg

A corrida de rua e turismo está cada vez mais freqüente entre os praticantes. Uma forma de aliar cultura, esporte e lazer. O número de praticantes de corrida de rua tem crescido nos últimos. Eu sou uma dessas pessoas adeptas das corridas e ainda aproveito para conhecer um pouco mais da cidade e agora outro país.

Cheguei em Santiago (Chile) no período mais festivo do ano. As festas pátrias celebram a cultura e identidade política do povo chileno. E abrindo esse calendário de festividades, participei da XXI Corrida Glorias Del Ejercítos.  Este evento esportivo é realizado desde 1995, organizado inicialmente apenas em Santiago pela Escola de Educação Física onde participaram mais de 600 pessoas e durante o tempo passou massificar e também elevar seu padrão vindo hoje quase 10.000 corredores Santiago e um total estimado de 40.000 em todo o país.

Essa corrida é organizada pelo  Exército, centrada na Escola NCO e coordenado com as duas unidades da sede civis de grande público e militar, aconteceu simultanemente em 23 cidades no Chile,  do norte ao Sul, para além da Antártica Chilena. A edição que participei aconteceu na cidade litorânea de Valparaíso (10Km). As inscrições são gratuitas e contam com apoio do governo e patrocinadores locais.

2lic4fk.jpg

O Kit da corrida continha camisa, número de peito, mochila e talco para o tênis. Aproveitei esse dia para conhcer o centro histórico de Valparaíso. Fiz minha reserva no Airbnb na Casa Bethoven 284 – Cerro Alegre – o local é fiel e ao estilo portenho e muito próximo na área de animação noturna. Passei o dia em Viña Del Mar que fica ao lado de Valparaíso. Super lindo e com ótimas opções de lazer na orla. Dá para fazer um bate volta tranquilamente para Santiago. Mas, o melhor foi conhecer o pacífico, aquele oceano azul sem fim de águas glaciais (dói nos ossos), mas que eu contemplei como se nunca tivesse visto mar igual. A noite jantei em um dos charmosos restaurantes do boêmio Cerro Alegre – La Bruschetta – as pizzas são deliciosas e peça uma taça de vinho para acompanhar. Me senti chilena.

ojjdxj.jpg

No dia corrida (02/09) a largada aconteceu as 09:20 o percurso dos 10Km com duas ladeiras enormes, mas a vista e a paisagem do pacífico me fez parar algumas vezes para fazer fotos e vídeos. Os pontos de apoio possuíam água e isotônico (fundamental para não desidratar). De longe foi a corrida mais bonita que já fiz, ver aquele mar glacial foi um espetáculo a parte. Além disso, os soldados do exército pareciam coach de corrida, sempre motivando a galera para não desistir. Completei a prova muito bem, feliz e inteira...cheia de endorfina.

qxotfo.jpg

A corrida não distribuiu kit de frutas e as medalhas não foram suficientes para todos os participantes, o que achei uma falha bem grave. Mas o dia estava irradiando alegria, o sol estava lindo e todas as pessoas celebrando suas vitórias individuais e coletivas, em família, com o cachorro. Enfim, sendo corredor.

2d96v80.jpg

2jaj595.jpg


A+ A-