RN tem 75 municípios agrupados em cinco regiões turísticas no mapa do Ministério do Turismo

Airton Bulhões,

   O Rio Grande do Norte emplacou 75 municípios dos seus 167 agrupados em cinco regiões turísticas que participam do Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo.

   O mapa será atualizado em abril de 2019 e os municípios que se mantiverem no documento estarão integrados à política nacional de turismo, com prioridade para receber ações de fomento ao turismo regional.

   Esta é uma ferramenta de gestão pública criada pelo Ministério do Turismo e mantida em parceria com as secretarias estaduais do setor. 

   “Os municípios precisam estar inseridos no mapa e seguirem os caminhos que o turismo oferece localmente. A produção de receita e desenvolvimento se dá pela geração de empregos, grande força do setor”, definiu Moura que participou em reunião realizada em Natal.l4FdNaV.jpg

Também foram discutidas iniciativas como o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo na promoção dos destinos e a elaboração de projetos para o Portal de Convênios do Governo Federal (SICONV). Segundo o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar, os temas em debate são de extrema importância para a política de investimentos do turismo nos próximos anos. “Programas que priorizam a análise de financiamentos, de projetos e de convênios são fundamentais”.

  SAIBA MAIS

   O apoio ao setor privado foi outra pauta em destaque, com a apresentação das regras de acesso ao Prodetur + Turismo e ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que contemplam o setor público e o empresariado da atividade. Ana Carla Moura recomendou aos prefeitos e empresários que ambos os programas de financiamento exigem, entre outros critérios, o registro regular no Cadastur para os empreendedores.


A+ A-