Natal reúne oftalmologistas de todo País para discutir avanços tecnológicos nessa especialidade

Airton Bulhões,

Natal vai sediar a partir desta quinta-feira e até sábado o 25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia que terá como tema “Inovações Tecnológicas”.

  É esperada a participação entre 800 e 1.000 médicos  vindos de todas as regiões do Brasil. É uma oportunidade para atualização a respeito dos temas ligados a uma das áreas da medicina que mais evoluíram nos últimos 50 anos e é uma das três especialidades médicas mais procuradas entre os futuros profissionais de saúde. À frente da presidência do evento estão os especialistas Marco Rey e Nelson Galvão.

. O evento acontece no SERHS Natal Grand Hotel e terá uma vasta programação científica durante os três dias, além de apresentações de trabalhos científicos com defesas orais e pôsteres.

  Serão discutidos, entre outros assuntos, as novidades em nível mundial no que diz respeito ao tratamento e procedimentos cirúrgicos para doenças como catarata, glaucoma, miopia, olho seco, tumores oculares, estrabismo e descolamento de retina.

  Também será tratado sobre como as inovações tecnológicas têm sido utilizadas na oftalmologia, os algoritmos para indicação de cirurgias refrativas, a nova era das cirurgias 3D, o que há de novo no transplante de córneas e inteligência artificial em oftalmologia, entre outras iniciativas.

SAIBA MAIS

  O oftalmologista potiguar Francisco Irochima Pinheiro desenvolveu junto com sua equipe um aplicativo que, através de um hardware acoplado ao smartphone, é capaz de fazer o diagnóstico de Ceratocone – doença que promove a degeneração da córnea e é a principal causa de transplantes de córneas.

  Para isso, basta fazer uma foto do olho do paciente. É também de autoria dele uma impressora em 3D que permite que as mães cegas possam sentir o feto durante os exames de ultrassonografia. E, junto com o colega também potiguar Marco Rey, desenvolveu uma pinça que reduz o uso do ultrassom durante os procedimentos cirúrgicos de catarata.


A+ A-