Dessalinização para obter água potável beneficia 32 municípios do Nordeste neste primeiro semestre

Airton Bulhões,

 O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que coordena o Programa Água Doce viabilizou a instalação de 61 sistemas de dessalinização na região Nordeste no primeiro semestre de 2019.

  As estruturas já estão em operação em 32 municípios, sendo cinco em Alagoas, 48 na Bahia, sete no Piauí e um no Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 24 mil pessoas.

  A iniciativa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de  qualidade para consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido.

  Atualmente, são dez convênios em execução, com investimento de aproximadamente R$ 250 milhões para fornecer água a 1.200 localidades.

SAIBA MAIS

  O Programa já instalou 651 sistemas de dessalinização: 239 no Ceará, 50 na Paraíba, 29 em Sergipe, 17 no Piauí, 69 no Rio Grande do Norte, 55 em Alagoas e 192 na Bahia. Duas mil pessoas foram capacitadas para operar os sistemas de dessalinização.

  Cada sistema pode produzir até quatro mil litros de água dessalinizada por dia, o que permite o fornecimento diário de 10 litros de água potável por pessoa, para atender diariamente até 400 moradores em comunidades rurais.

  Os sistemas de dessalinização implantados até o momento possuem capacidade instalada para produzir cerca de 2,5 milhões de litros de água potável por dia e beneficiar aproximadamente 250 mil pessoas.


A+ A-