Curso internacional de cirurgia Endoscópica da Coluna reúne especialistas em Natal

Airton Bulhões,

     Será realizado nesta sexta e sábado em Natal o 2º Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna reunindo especialistas da América Latina.

   Na Alemanha, o curso já é consolidado e está na 47ª edição, chegando ao Brasil pela segunda vez.

  O evento terá a supervisão do neurocirurgião, Marco Moscatelli, e através do Programa de Doação Voluntária para Estudos Anatômicos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

  O curso está dividido em duas etapas: teórica e prática. O primeiro momento, quinta (09) acontece no SERHS Natal Grand Hotel e, a parte prática, na sexta-feira (10) e sábado (11), no Laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia do Centro de Biociências (DMOR), da UFRN, que fez doação de quatro corpos para estudos.

oais-m1  O encontro reúne profissionais de todo o país para a capacitação de médicos na área de cirurgia de hérnia de disco, com técnica de videolaparoscopia, conduzida pelo médico Marco Moscatelli (SP), e os especialistas. Roth Vargas (SP), Lena Goethel (Alemanha), José Miguel Donoso (Chile) e André Luiz Calderaro (RJ), que são instrutores de cirurgia endoscópica da coluna, por meio do Instituto Riwo Spine Alliance - considerada uma das maiores desenvolvedoras de técnica de cirurgia minimamente invasiva endoscópica do mundo.

SAIBA MAIS

  O neurocirurgião Marco Moscatelli esclarece que o método foi trazido da Alemanha para o Brasil em 2008, através do médico Roth Vargas. E de 2009 a 2014, acompanhou a técnica, junto com ele no serviço de Campinas- SP.

 “Trouxemos o serviço para Natal, onde estou há cinco anos e já foi possível ajudar mais de 400 pessoas que sofriam com dores”, comenta.

  A técnica é minimamente invasiva, realizada através de um corte de 7mm, sem atingir nenhuma musculatura, sendo a cirurgia mais rápida, com sangramento mínimo e um procedimento próximo a zero de infecção.

 O paciente recebe alta após quatro horas e já sai andando, sem necessidade de pinos ou placas. O procedimento é indicado para hérnias de disco, cisto facetário, estenose de canal, biópsias e outras patologias.


Tags: sad
A+ A-