Cientec começa no campus universitário dentro das comemorações dos 60 anos da UFRN

Airton Bulhões,

  Começa nesta quinta-feira ás 19h a 24ª edição da Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2018) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  

  O evento será realizado até sábado com a programação gratuita, aberta ao público e em comemoração aos 60 anos da instituição de ensino, são estandes, minicursos, oficinas e palestras, além de apresentações culturais. wWdY1hi.jpg

Com o tema anual “UF e RN do ontem ao amanhã – 60 anos de evolução”, a mostra acontece em junho, excepcionalmente, em alusão ao aniversário da UFRN, visto que o evento costuma ser realizado em outubro. Espaços de destaque são o Planetário, Fazendinha, Museu Câmara Cascudo, Museu de Morfologia, Parque da Ciência e Espaço Sebrae. 

  Segundo a coordenadora da Cientec, Maria de Jesus Gonçalves, a novidade deste ano é que o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) vai ocorrer junto com a Mostra, trazendo um público de todo Brasil, para discutir “Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades”.

  Além da parte científica uma extensa programa  será realizada na praça Cívica do Campus Central começando com o Grupo de Dança da UFRN, da Orquestra Sinfônica e do Madrigal da UFRN.

  Na sexta-feira  a noite começa com o Gaya Dança Contemporânea; depois, será a vez do GRUDUM da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Banda Alfândega, Nara Costa e Orquestra Sanfônica. No último dia da Cientec, 30, o Entre Nós – Coletivo de Criação sobe ao palco, depois vem a Tropa Trupe, Sueldo Soares e Plutão já foi Planeta.

  A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) realiza a terceira edição do projeto Ciranda de Livros. A ação consiste em uma troca de livros entre a editora e os visitantes da Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2018).

  A ação é uma parceria com o projeto de extensão Trilhas Potiguares, que acontece em municípios do interior do estado, onde os livros doados ajudarão na formação de bibliotecas públicas de escolas. Dessa forma, a iniciativa reforça o compromisso da editora ao estimular a leitura e democratizar o acesso a sua produção editorial. 

As doações acontecem no espaço da editora, no terceiro pavilhão, nos estandes 37 e 38, das 8h às 22h, durante os três dias do evento. Para outras informações, o contato pode ser feito pelo telefone 3342-2221.

SAIBA MAIS

Confira outras informações da Cientec nas redes sociais ou no site do evento: http://www.cientec.ufrn.br.


A+ A-