Natal é a campeã do Brasil na aplicação de recursos próprios em obras e serviços

Airton Bulhões,

   Com recursos escassos para custeio e investimentos em infraestrutura mesmo assim Natal é considerada segundo dados da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional divulgados nesta quinta-feira (16), a capital brasileira que mais investe com recursos próprios.

  O percentual de investimentos chega a 98,8% das receitas municipais. O Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais fez um detalhamento fiscal entre os anos 2017 e 2018, englobando 5.109 municípios, com o total de 192 milhões de habitantes.

  Entende-se como investimentos com recursos próprios a diferença entre o total gasto pelo Município com investimentos e as receitas de transferências de capital e de operações de crédito. Elevados percentuais de investimentos realizados com recursos próprios representam baixa dependência de fontes de financiamento provenientes de terceiros.

  Outro ponto positivo em relação às finanças da capital potiguar está relacionado à questão do endividamento consolidado. Natal recebeu nota “A”, pois compromete apenas 26,04 de suas receitas correntes liquidas (RCL) com dívidas consolidadas.

  Os números foram comemorados pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias e sua equipe econômica que lhe dá apoio que credita esse resultado ao trabalho de incremento de receitas e enxugamento de despesas executado pela gestão municipal ao longo dos últimos 16 meses.

  Justiça seja feita ao prefeito  Álvaro Dias ao assumir o cargo determinou adoção de diversas medidas de controle financeiro com o objetivo de aplacar os efeitos da crise financeira que se abateu no país. e tem sido muito dura com os municípios.

  Mas o prefeito ainda falta mais, como a redução de pessoal, corte de secretarias inexpressivas, cargos comissionados em demasia tudo orientado pela empresa que fez recentemente uma  auditoria contratada pela própria Prefeitura de Natal e até agora não foi anunciada nenhuma medida de peso.

  Ainda assim o prefeito tem mérito nesse item apresentado pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional e é um esforço contínuo para dar aos natalenses as obras que a capital precisa de mais urgentes.



Guamaré pode ganhar usina offshore de energia eólica ao lado das plataformas da Petrobras

Airton Bulhões,

     Um projeto experimental de usina offshore já está em andamento no país será instalado no município de Guamaré, no Rio Grande do Norte, para atender a Petrobras segundo o consultor em energia eólica da companhia, Daniel Faro e disse que ideia é instalar torres ao lado de plataformas em campos rasos no Nordeste.

   “O potencial eólico offshore do Rio Grande do Norte e Ceará é de cerca de 140 GW (gigawatts). Isso equivale a mais de dez vezes a capacidade instalada hoje no Brasil”, explicou. O projeto será instalado em Guamaré.

  Esta é uma das grandes novidades do  11° Fórum Nacional Eólico  e  ontem e que vai até  sexta-feira em Natal. Segundo especialistas que o Brasil possui grande potencial offshore, mas esbarra na questão da regulamentação da atividade.

  Em relação aos estudos quanto ao licenciamento ambiental, o Ibama já vem promovendo ações de discussão sobre o tema. O Chefe da Divisão de Energia Nuclear, Térmicas, Eólicas e Outras Fontes Alternativas do IBAMA, Eduardo Wagner, salientou que o órgão realizou em julho um workshop de avaliação sobre impactos ambientais da atividade offshore no Brasil.

“Agora começa uma fase em que vai ser entendido e decidido como será o processo para as usinas offshore. A partir dela vamos definir o escopo mais adequado dos termos de referência para que os estudos ambientais sejam os mais apropriados possíveis para a avaliação de impacto ambiental dos empreendimentos”, afirmou o representante do Ibama.

SAIBA MAIS

   O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Rio Grande do Norte assinaram acordo de cooperação firmando oficialmente compromisso entre as duas instituições para continuidade de projeto pioneiro que pretende disponibilizar terras dos assentamentos da reforma agrária para geração de energia eólica.

  O trabalho prevê o uso de áreas de assentamento no desenvolvimento de projetos eólicos em troca de obras de infraestrutura e possível retorno financeiro para os assentados no Rio Grande do Norte. O estado é pioneiro na implantação deste tipo de energia e líder nacional com 4GW de capacidade instalada.

  O Incra tem 289 assentamentos no Rio Grande do Norte, ou 10% da área do Estado. Desse total, 112 teriam condições de ter as terras oferecidas à iniciativa privada, que concorreria com outros empreendimentos nos leilões de energia do governo.

   Como não possui experiência no setor eólico, a Superintendente Regional do Incra no RN, Leiliane Gurgel, e o Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, fecharam oficialmente o acordo para dar continuidade aos estudos de viabilidade.



Pesquisa mostra Fortaleza liderando preferência de turistas internacionais e Natal vira “puxadinho”

Airton Bulhões,

 Natal continua de fora das rotas nacionais internacionais de turismo que antes tinha conquistado e vira “puxadinho” de Fortaleza, João Pessoa e Recife.

 Vai contar com três charters a partir do final do ano, muito pouco para quem tem uma estrutura hoteleira melhor do Nordeste e um litoral exuberante e cheio de atrações que estão praticamente abandonados.

  Passeio de dromedários está suspenso, hotéis e pousadas de médio porte em Ponta Negra sofrem baixa ocupação com a ausência de turistas nacionais e muito menos internacionais. zp5pi69.jpg

  Estes buscaram mais os destinos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano. É o que aponta levantamento realizado pela agência de viagens online, Expedia.

A capital cearense foi a que mais cresceu em buscas no mesmo período e teve a maior duração média de permanência: 3 dias. O mês com maior demanda do exterior no país foi fevereiro.

Entre os destinos mais demandados estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

OS PECADOS CONTINUAM NA ORLA TURÍSTICA DE NATAL

  O prefeito Carlos Eduardo investiu no seu último mandato em melhorar a orla marítima de Natal onde se teve alguns ganhos, mas depois se perdeu por falta de manutenção e foi derrotado pela ineficácia de ter banheiros. Foram feitos, mas não se conseguiu mantê-los.

  Até hoje, Natal luta para ter banheiros na orla de Ponta Negra até a Redinha e não consegue quanto mais recuperar nossa orla marítima.

   Mijar só na praia e outras necessidades pagando uma taxa nos restaurantes da orla.

  A orla natalense deteriorou-se, não vamos nem falar na Via Costeira que é um “case” de abandono e esse governo que taí até agora não anunciou nada. Vale das Cascatas com obras iniciadas e que poderiam ser retomadas e a péssima qualidade da segurança nas pistas da Via onde os acidentes são constantes, péssima iluminação e falta de manutenção asfáltica.

  A segurança apesar dos esforços da capacidade da secretaria de Segurança com seu policiamento, sofre de maior efetivo e equipamentos o que dá  ainda um alento se o novo governo encarar isso como uma coisa urgente.

  Natal é uma cidade turística aonde 70% de sua arrecadação, vem do setor emprega mais de 5 mil pessoas  mas abandonou essa ideia e taí o descaso. 

  SAIBA MAIS

Segundo o estudo da Expedia apresentada pelo Ministério do Turismo:

 Entre janeiro e junho, a procura pelo Brasil cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou viagens dentro do país, correspondendo a 77% da busca no período.

  Os outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.

Os turistas nacionais e internacionais buscaram mais os destinos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano. É o que aponta levantamento realizado pela agência de viagens online, Expdia.



Empresas de todo País participam em Natal do Fórum Nacional Eólico com mais de 1.200 participantes

Airton Bulhões,

    Natal recebe nesta quarta e até sexta na Escola de Governo do RN o 11º Fórum Nacional Eólico,  maior evento político-econômico de setor eólico brasileiro, já com mais de 1.200 inscrições, superando as expectativas dos organizadores

  Serão abordados temas que tratam da perspectiva do mercado de energia para os próximos anos, incluindo regulação, projeção de investimentos, gestão socioambiental e financiamento, além de oferecer oportunidades de negócio e debater sobre eólica offshore (usinas eólicas instaladas no mar) e mercado livre.

  O Rio Grande do Norte é o estado anfitrião do evento por ser considerado o pioneiro e, consequentemente, líder nacional em geração eólica. Em 2009, o Brasil fez o primeiro leilão de energia eólica. Naquela ocasião, o RN foi a unidade da federação que teve mais projetos contratados. Passados dez anos,  os investimentos no setor movimentaram aproximadamente R$15 bilhões.

  Mais de dois terços das operações do setor eólico nacional estão concentradas na região nordeste do Brasil. Só no Rio Grande do Norte são 151 parques instalados e mais de 1,5 mil aerogeradores em operação.

  O Fórum Nacional Eólico foi protagonista da assinatura da Carta dos Ventos, documento de compromisso  que iniciou a grande arrancada do setor eólico brasileiro. Participam do encontro autoridades do governo, líderes dos setores de geração e transmissão, integrantes da cadeia de fornecimento e especialistas do setor de energias renováveis.

O evento é uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e a empresa VIEX Américas. A programação completa, lista de palestrantes e informações sobre a inscrição, gratuita, podem ser encontradas no site do evento, 
www.cartadosventos.com.br.
SAIBA MAIS

·  Evento: Fórum Nacional Eólico

·  Data: 14 a 16 de agosto

·  Local: Escola de Governo do RN, em Natal-RN

·  Inscrições: www.cartadosventos.com.br



Walmart da Prudente de Moraes será BIG Bompreço vira atacarejo e será ampliado

Airton Bulhões,

     Um ano após o Fundo de Investimento Advent adquirir 80% do Walmart Brasil, a empresa anuncia pontos importantes do seu plano estratégico que inclui a mudança da marca corporativa, de seus hipermercados e supermercados, além de maior foco e investimentos nos formatos cash & carry e clube de compras.

  A partir de agora, a companhia se chama Grupo BIG e, nos próximos 18 meses, investirá mais de 1,2 bilhão de reais na modernização e ampliação de suas lojas.

  Em Natal o hipermercado da Walmart da avenida Prudente de Moraes passará a ser chamada BIG Bompreço será ampliado com as obras começando a partir de setembro devendo a garantia de mais empregos. A outra novidades é que as lojas do hiper terão que acompanhar o horário de abertura e de seu fechamento.

 As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão BIG Bompreço. As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras.

  A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados.

 A primeira mudança foi anunciada ainda no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo, o Grupo BIG deu início ao projeto do Maxxi Atacado, que abrange a mudança de posicionamento da marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de 10 lojas de hipermercado em atacarejo.

 Dessa forma, a bandeira passa a ser uma unidade estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos, com foco em consumidores e comerciantes.

  Já o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira será  inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club.

SAIBA MAIS

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

  São 7 bandeiras entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.

 O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.



Advogados fazem palestra sobre Direito Médico em Natal para médicos e diretores de hospitais e clínicas

Airton Bulhões,

     Tendo como público alvos médicos e profissionais da saúde, bem como gestores e diretores de clínicas e hospitais os advogados Tertius Rebelo (especialista em Direito Médico e da Saúde) e Jonas Antunes (criminalista)  fazem palestra em Natal sobre a responsabilidade ética, civil e penal dos profissionais da saúde. 

  A palestra do advogado Jonas Antunes leva o título "Responsabilidade Penal dos Médicos e dos Gestores Hospitalares - Aspectos Atuais e Controvertidos", enquanto Tertius Rebelo falará sobre a Responsabilidade Ética e Civil dos Médicos e Profissionais da Saúde.

  Em um cenário tão delicado como é o da relação médico-paciente atualmente, eles contam que estar ciente das suas obrigações e competências é o único caminho seguro para os profissionais da área, e que obter todo o conhecimento possível sobre essas questões é fundamental.

    O evento terá início às 18h e acontecerá  na próxima quinta-feira (dia 15) na sede do André Elali Advogados, localizado na Rua Seridó, 555, no bairro de Petrópolis. As vagas para assistir as palestras são limitadas: apenas 20 pessoas, com melhor aproveitamento para o aprendizado.

SAIBA MAIS

As inscrições podem ser feitas pelo número 4005-5555 ou pelo e-mail [email protected]

18DG07Z.jpg

RN mostra na Federação das Indústrias do Rio novo cenário na indústria do petróleo

Airton Bulhões,

  O diretor executivo do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo falou para empresários do setor de petróleo no lançamento da Redepetro RN na Federação das Indústrias no Rio de Janeiro (Firjan)  onde abordou sobre a realização  do Mossoró Oil & Gas – IV Fórum Onshore Potiguar.

  Ele mostrou a retomada otimista e consistente da exploração de campos maduros no Rio Grande do Norte. 

  A Redepetro RN em parceria com o Sebrae Rio Grande do Norte mostrou as atrações do  evento que acontecerá no período de 26 a 28 de novembro. Esta nova fase já com um passo concreto representado pela entrada no negócio da iniciativa privada. 

  O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo onshore e o terceiro do país, superado apenas pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo, que tem exploração offshore.

Mas do pico de 100 mil barris/dia, o equivalente a 10% da produção nacional, passou a registrar 38 mil/barris/dia com a decisão da Petrobras de investir prioritariamente no pré-sal.

  Essa expectativa começa a se materializar com as 34 concessões para a Potiguar E&P. Está previsto um investimento de R$ 600 milhões nos próximos cinco anos.

  Outras duas concessões já estão em adiantado processo de negociação. Com ssa entrada da iniciativa privada, a projeção está estimada na extração de 60 mil barris/dia nos próximos 10 anos.

  Outras duas negociações estão em fase adiantada de negociação. É nesse cenário promissor que acontece a quarta edição da Mossoró Oil & Gas.Petrobras de investir prioritariamente no pré-sal.

Muitos avanço foram conquistados nesses três anos com esse modelo de gestão do governo. Discutiu-se os projetos com frequência para que as metas construam a realidade. Nesse cenário, Mossoró, com um ativo espetacular, é um exemplo perfeito dessa trajetória porque ficou hibernada, como muitos outros polos de produção, e agora vai crescer com a retomada”

“Nosso desafio é explorar todo o potencial do onshore e consideramos 2020 como o ano da virada, um marco da exploração terrestre”, enfatizou o Coordenador de Áreas Terrestres da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), José Fernandes de Freitas.

  


Ministério do Desenvolvimento faz road show com investidores estrangeiros

Airton Bulhões,

     O Ministério de Desenvolvimento Regional tem como prioridade para o segundo semestre  a captação de recursos externos e trabalha na formatação de projetos com potencial de atrair recursos privados e vai promover uma série de encontros com investidores estrangeiros. 

  No final de julho, o ministro Gustavo Canuto apresentou ao Conselho Empresarial Brasil-China, no Rio de Janeiro, uma carteira de projetos nas áreas de saneamento, iluminação pública, mobilidade urbana, irrigação e segurança hídrica.

  A próxima rodada de conversas com investidores terá início em setembro, com um road show que passará incialmente pelos Estados Unidos e seguirá em outubro para a Europa e em novembro para a Ásia.

  Uma das novidades deste road show será a oferta de geração de energia solar às margens dos dois eixos da transposição do rio São Francisco. Os canais têm uma faixa de domínio onde podem ser instaladas placas fotovoltaicas. A ideia é aproveitar a existência de 270 quilômetros de linhas de transmissão construídas junto com o projeto.

 Também serão apresentadas propostas de parcerias público-privadas (PPPs) na área de iluminação pública municipal, iniciativas para implantar VLTs em cidades médias e grandes, além de projetos-piloto de esgotamento sanitário.

SAIBA MAIS

   O Ministério do Desenvolvimento Regional investiu R$ 4,62 bilhões durante os seis primeiros meses do ano em obras de habitação popular, segurança hídrica e mobilidade urbana, bem como em ações de desenvolvimento regional e de defesa civil.

  Cerca de 49% dos recursos foram aplicados em iniciativas na região Nordeste.

A habitação popular, com destaque para o Programa Minha Casa Minha Vida, recebeu R$ 2,54 bilhões. Já na área de segurança hídrica, que contempla obras como o Projeto de Integração do Rio São Francisco e o Ramal do Agreste, o desembolso foi de R$ 652 milhões.

  Ações de desenvolvimento regional que envolvem repasses a estados e municípios para pavimentação, calçamento, drenagem urbana e outras iniciativas tiveram investimento de R$ 588 milhões.

  Investimentos em mobilidade urbana, como obras de corredores de ônibus, Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) e Transporte Rápido por Ônibus (BRTs), somaram R$ 287 milhões. A Defesa Civil recebeu R$ 404 milhões.



Aula Magna da UFRN será proferida pelo presidente do Campus Party

Airton Bulhões,

    A Aula Magna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que abre o segundo semestre letivo de 2019  contará com uma explanação de Francesco Farrugia presidente do Campus Party.

 A palestra acontecerá no auditório da Escola de Música, no dia 15 de agosto, a partir das 9 horas. Farruggia vai abordar questões como "Quantos trabalhos existirão no futuro? Quais?"; "O que é de verdade na inovação?"; "No Brasil, a revolução digital já chegou, está chegando ou vai chegar?".

  Para Franceso Ferrugia um aspecto diferenciador para as universidades é a capacidade de adequar-se à revolução digital. “Essa revolução, com características de aceleração de suas potencialidades, derruba paradigmas da revolução industrial”, argumenta.

SAIBA MAIS

 Francesco Farruggia é presidente do Instituto Campus Party, experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital.

  Ex-editor de Jornal e Televisão, colaborou com o escritor Gabriel Garcia Marquez na produtora de cinema Amaranta e na fundação da Escola de Cinema Latinoamericana em La Habana. É sócio fundador, junto ao ex–Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, da Futura Estudios, empresa cujo objetivo é estudar a estrutura da sociedade da informação. 

8g3XpvP.jpg

RN vive a pior estação turística dos últimos anos

Airton Bulhões,

    Dados da mais recente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE reforçam a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico nacional. Segundo o estudo, o índice que mede o volume de atividades do setor apresentou uma expansão de 5,1% em maio na comparação com o mesmo mês de 2018, impulsionado principalmente pelo aumento de receita das empresas de locação de automóveis e de hotéis. O resultado de maio também representa uma alta de 1,6% em relação a abril, quando o percentual havia recuado 1,3%.

Regionalmente, 11 das 12 Unidades da Federação (UFs) onde os números são apurados acompanharam o movimento de alta em maio. Destaque para Ceará (7,5%), Bahia (5,1%), Minas Gerais (3,3%) Rio de Janeiro (2,1%) e São Paulo (2,1%), sendo que apenas o Paraná registrou baixa (-1,2%)

  O Rio Grande do Norte passou longe nem aparece na pesquisa.  Sete das 12 UFs pesquisadas também apresentaram taxas positivas, especialmente Ceará (9,9%) e São Paulo (8,6%), enquanto Distrito Federal (-6,2%) e Santa Catarina (-5,3%) foram responsáveis pelos principais percentuais de baixa.

SAIBA MAIS

  Até agora a redução do ICMS para querosene de aviação pelo governo estadual não trouxe nenhum efeito prático, como  abertura de novas linhas aéreas para Natal e  consequência estimular o turismo.

  Com 70% de sua atividade econômica lastreada pelo turismo Natal vive uma das piores baixa estação que se tem notícia.

  Essa constatação é do próprio presidente da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), José Odécio que confirma a  ocupação hoteleira no Rio Grande do Norte em julho de 2019 ficou abaixo do registrado no ano passado em Natal, Pipa e Mossoró.

  Segundo a ABIH-RN  no mês de julho, a ocupação hoteleira ficou em 65%, contra 76% no mesmo mês do ano passado.

  Na praia da Pipa, litoral Sul do estado, foi registrada uma ocupação de 58% em julho desse ano, contra 63% no mesmo mês de 2018; já em Mossoró, na região Oeste do estado, a ABIH registrou 56% em julho último, contra 63% em julho de 2018.

  José Odécio reafirma que a  ocupação de julho reflete o que ele chamou de “crise aérea”. “Preocupa bastante o setor, em face de que os nossos concorrente estão muito mobilizados e as passagens aéreas para os nossos concorrentes são muito mais baratas.

  Ele destacou a importância do Governo do Estado ter reduzido o ICMS do querosene de aviação (QAV), mas acrescentou que é preciso continuar o trabalho de divulgação do estado e tornar Natal uma cidade melhor para o visitante. “Isso vai fazer com que haja valorização do produto turístico Natal”, finaliza.

.Z3EsBlc.jpg



CEF divulga calendário de pagamento do FGTS e cotas do PIS

Airton Bulhões,

A Caixa Econômica divulgou calendário de pagamento do FGTS e cotas do PIS. Os trabalhadores vão poder sacar partir de setembro até R$ 500,00 por conta do FGTS, limitado ao saldo da conta. No caso do PIS, o pagamento se inicia em agosto, conforme calendário. "Nós vamos fazer algo que nunca foi feito. Ao todo, 106 milhões de pessoas que devem ser beneficiadas passarão por um dos 26 mil pontos de atendimento da Caixa", explica o presidente da CEF, Pedro Guimarães.

  Os saques do FGTS e do PIS para este ano podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 30 bilhões para a economia - R$ 28 bilhões do FGTS e R$ 2 bilhões do PIS. 

Mês de nascimento

Recebem a partir de

Janeiro, fevereiro, março e abril

13/09/2019

Maio, junho, julho e agosto

27/09/2019

Setembro, outubro, novembro e dezembro

09/10/2019


  Para 2020, o valor adicional previsto para o FGTS é de cerca de R$ 12 bilhões, totalizando R$ 42 bilhões em saques.

SAIBA MAIS

Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS podem sacar até R$ 500 de cada conta. O pagamento vai até 31 de março de 2020.

Se o trabalhador tiver conta poupança na Caixa, o valor será depositado automaticamente. No caso de não desejar retirar os recursos, é necessário informar ao banco por meio dos canais divulgados em fgts.caixa.gov.br até 30 de abril de 2020, para que os procedimentos necessários sejam tomados e os valores não sacados retornem à conta vinculada ao FGTS.

  Cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão crédito automático em conta poupança, conforme o calendário:

  Quem não possui poupança na Caixa deverá seguir o cronograma abaixo para início do pagamento. Para quem possui Cartão e senha do Cidadão, o saque pode ser feito nos terminais de autoatendimento. Os saques de até R$ 100 poderão ser realizados em casas lotéricas, mediante apresentação de documento de identidade original com foto e número do CPF.

 

Mês de nascimento

Data de início

Janeiro

18/10/2019

Fevereiro

25/10/2019

Março

08/11/2019

Abril

22/11/2019

Maio

06/12/2019

Junho

18/12/2019

Julho

10/01/2020

Agosto

17/01/2020

Setembro

24/01/2020

Outubro

07/02/2020

Novembro

14/02/2020

Dezembro

06/03/2020

Cotas do PIS:

A Caixa e o Governo Federal vão oferecer mais uma oportunidade para sacar os recursos das Cotas do PIS. Diferentemente dos saques anteriores, não há prazo determinado para a retirada do dinheiro. Todos os participantes cadastrados no PIS até 04/10/1988 que possuam saldo poderão sacar, a partir das seguintes datas:

Quem tem direito

Recebem a partir de

Crédito em conta na CAIXA para todas as idades

19/08/2019

A partir de 60 anos

26/08/2019

Até 59 anos

02/09/2019



Loggi maior startup do e-commerce no Brasil mostra suas ações no varejo online brasileiro no IMD

Airton Bulhões,

  O diretor da Loggi  head of research André Paim  maior startup do ramo do e-commerce no Brasil  fez palestra na última sexta-feira em Natal no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), uma palestra sobre o impacto de suas ações para o varejo online brasileiro, com enfoque em tecnologia.Le8aVVw.jpg

  Para André Paim que falou para  profissionais de tecnologia da informação (TI), empreendedores e estudantes. Tanto o Nordeste como o Norte tem um potencial muito grande para o e-commerce.

  No Sudeste, isso já é bastante difundido, mas temos planos de expandir essa indústria para as outras regiões do Brasil, avalia.

  Tal visão é refletida na meta de expansão para diferentes capitais, como Manaus e Fortaleza, além de Natal. Segundo André Paim, “o plano é alcançar a maioria da população brasileira e, para o ano de 2020, atender mais de mil cidades no país”. Até o momento, a Loggi está presente em 200 cidades do Brasil.

  Após uma breve apresentação dos colaboradores da Loggi e do papel da empresa no mercado do e-commerce, ele expôs toda a logística e tecnologia utilizada para o funcionamento da empresa.

  Na ocasião, André Paim abordou temas como modelos de roteamento, entregas de mercadorias, centros de distribuição, entre outros assuntos.

  O empresário também apresentou programas voltados ao crescimento em organização técnica, voltados à otimização do processo de roteamento de e-commerce, mantimento do sistema de software com desempenho efetivo, entre outros.

  Além da operação técnica, o empresário também apresentou o Programa de Trainee Acadêmico. Segundo Paim, a iniciativa, orientada pelo plano de expansão nacional, consiste na contratação de profissionais com experiência em pesquisas acadêmicas que demonstrem interesse em trabalhar no mercado de tecnologia.

SAIBA MAIS

  A Loggi se tornou neste ano uma das oito startups a receberem o título de Unicórnio, dado para empresas cujo valor de mercado alcança 1 bilhão de dólares ou mais. O fato aconteceu depois de um aporte de investimentos de US$ 150 milhões, feito pelos fundos SoftBank, GGV Capital, Fifth Wall e Velt Partners, além da Microsoft.

  A empresa, que tem sede em São Paulo, realiza 100 mil entregas diariamente, atuando em 33 cidades e contando com 10 mil motofretistas e motoristas de vans. Hoje ela atende algumas das maiores lojas de entrega online do Brasil, como é o caso da Dafiti e Mercado Livre.



Governo estadual coloca no ar portal de consignados

Airton Bulhões,

   O governo estadual colocou no ar para consulta e acompanhamento de movimentação financeira o portal de consignados.

  O portal RN Consig foi criado exclusivamente para operacionalização do sistema de consignações.

  Com uma interface responsiva, o portal pode ser acessado por desktop e dispositivos móveis como celulares e já está disponível para que os usuários tenham acesso a todas as informações relativas às consignações.

  O consig.rn.gov.br permite que servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado acompanhem toda a movimentação financeira de crédito feita por consignação. As funções permitem comunicação direta dos usuários com as instituições envolvidas na operação.

  Todas as consignações realizadas pelo sistema anterior, um total de 249 mil, desde mensalidades de associações a empréstimos vigentes, foram importadas para o RN Consig e já estão sendo geridas por servidores estaduais.

  Apenas a modalidade empréstimo ainda não está liberada no atual sistema de consignações.

Para atender a demanda de consignações, a Sead montou uma equipe composta de quatro servidores, que fará o atendimento de forma presencial e por telefone. Para isso, serão disponibilizadas duas linhas telefônicas exclusivas.

SAIBA MAIS

O sistema e o portal RN Consig foram desenvolvidos pela equipe da Escola de TI para Gestão Pública, vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), e serão operados em conjunto com a Coordenadoria da Folha de Pagamentos (Copag).

3ZPbetf.jpg



Turismo comemora low cost com entradas de empresas estrangeiras em rotas nacionais

Airton Bulhões,

    A determinação do governo brasileiro de abrir a aviação para empresas internacionais na chamada low cost começa a trazer resultados, além da participação acionárias 100% no mercado da aviação nacional. A expectativa é que essas empresas possam explorar o Nordeste com rotas nacionais o que poderá ocorrer muito em breve.

   As companhias aéreas low cost no Brasil ganham mais um impulso. Uma nova rota vai conectar Buenos Aires ao Brasil. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (31) pela argentina Flybondi, que passou a integrar o time das low cost que operam para o país  no início deste mês.

  Destino mais visitado por turistas estrangeiros no estado de Santa Catarina, Florianópolis passará a contar com voo direto para a capital argentina. Os bilhetes vão começar a ser vendidos nesta quinta-feria à noite no site da empresa.

   Segundo o Ministério do Turismo dos 64% dos turistas estrangeiros que visitaram Florianópolis em 2018 eram argentinos. O resultado também se estende ao Brasil, já que a Argentina ocupa o posto de principal emissor de estrangeiros.

  A primeira empresa estrangeira especializada em passagens de baixo custo a operar voos regulares internacionais para o Brasil foi a chilena Sky Airline, em novembro do ano passado.

  As novas rotas contemplam o trajeto direto de Santiago, no Chile, para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro; de Guarulhos, em São Paulo; e Hercílio Luz, em Florianópolis. A média é de cinco voos semanais para cada um desses terminais.

  Logo depois, o país passou a contar também com a europeia Norwegian Air, que teve sua autorização concedida pela Anac em agosto de 2018. As vendas das primeiras passagens começaram no fim de novembro para voos diretos entre Londres, no Reino Unido, e Rio de Janeiro, realizados desde março deste ano.

  A rota já tem voos às segundas, quartas e sextas-feiras, além de domingos, em aeronave com capacidade para até 344 passageiros.



Caixa dispara redução de juros em 40% para seus clientes em diversas linhas de crédito

Airton Bulhões,

  A Caixa Econômica Federal está anunciando que a partir desta quinta-feira  passa a oferecer taxas de juros ainda mais acessíveis em algumas de suas principais linhas de crédito.

 O cheque especial para pessoa física e jurídica terá taxa máxima de 9,99% ao mês; o crédito pessoal estará disponível para contratação a partir de 2,29% a.m.; e o capital de giro, a partir de 0,95% a.m.

  A depender do nível de relacionamento dos clientes, os descontos nas taxas de juros podem ser ainda maiores. Iniciativa precursora no mercado bancário, as novas taxas valem para atuais e novos clientes.

  A partir do dia 19 de agosto o banco vai disponibilizar aos clientes pessoa física o pacote Caixa Sim, que oferece cheque especial a partir de 8,99% a.m., redução de 33%; crédito pessoal a 2,29% a.m., corte de 21%; e o novo cartão de crédito Caixa Sim, internacional, e sem anuidade, com crédito rotativo a 8,99% a.m..

  Outra vantagem é a cesta de serviços, que dá acesso aos principais serviços utilizados pelo cliente, além de um seguro vida que cobre até R$ 4 mil de operações de crédito, em caso de sinistro, tudo a um custo de R$ 25 mensais, 100% reembolsáveis na forma de bônus celular.

  Com isso, todo o valor pago na cesta retorna ao cliente para uso com todas as grandes operadoras. Trazendo o salário ou os investimentos para a Caixa, o cliente pode obter condições ainda melhores em diversas linhas de crédito.

  Para os clientes Pessoa Jurídica com cesta de serviço contratada, serão oferecidos cheque especial com taxa também de 8,99% a.m., representando uma redução de aproximadamente 40%; capital de giro a partir de 0,95% a.m,; antecipação de recebíveis a 1,85% a.m. e cartão de crédito com a primeira anuidade gratuita.

SAIBA MAIS

O objetivo da ação é ofertar linhas de crédito mais vantajosas e que atendam de forma efetiva as necessidades dos clientes do banco, proporcionando rapidez na contratação com um atendimento prioritariamente digital, inclusão bancária e educação financeira, melhorando a relação das famílias com as finanças.

     ammlrkC.png



Grupo GR lança plataforma online com oportunidades de empregos

Airton Bulhões,

O Grupo GR uma das maiores empresas do país no segmento de segurança patrimonial lança a plataforma online para recrutamento de profissionais. Esta é mais uma ação inovadora para a área de aquisição de Talentos promovida pela empresa.

  Há oportunidades em diferentes regiões, incluindo vagas para vigilante, porteiro, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, bombeiro, entre outras posições em áreas administrativas.  A contratação é em regime CLT.

  Além da candidatura, que pode ser feita de forma simples por carregamento do currículo na plataforma, o processo de Aquisição de Talentos passa a contar com testes, provas e cases online. Essas etapas serão propostas ao candidato de acordo com o andamento do processo seletivo.

  A companhia conta com mais de 10 mil colaboradores e mais de 1.100 clientes pelo Brasil, entre condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos.

  Além da candidatura, que pode ser feita de forma simples por carregamento do currículo na plataforma, o processo de Aquisição de Talentos passa a contar com testes, provas e cases online. Essas etapas serão propostas ao candidato de acordo com o andamento do processo seletivo.

SAIBA MAIS

Quem deseja se candidatar para as oportunidades deve acessar o link “Trabalhe Conosco” no site (www.grupogr.com.br) e será direcionado para a plataforma

Fundado em 1992, o GRUPO GR se consolidou no mercado de segurança patrimonial e serviços terceirizados por sua qualidade e seriedade na implantação e operação de soluções de segurança privada e serviços de portaria, controle de acesso, bombeiro civil, recepção, limpeza e segurança eletrônica para diversos clientes.



Bananeiras a nova meca dos investidores natalenses a procura de residência no campo

Airton Bulhões,

   A cidade de Bananeiras na Serra da Borborema na Paraíba virou coqueluche para os natalenses que não querem apenas mudar de clima e fazer turismo, mas investindo na compra de imóveis. 

   "Nosso foco principal são os clientes de João Pessoa e Natal, que enxergam em Bananeiras uma oportunidade de bons negócios. Tem um público hoje que está optando por casas de campo, porque podem aproveitar o imóvel por mais tempo durante o ano, na comparação com uma casa de praia, por exemplo", explica Glauco Morais, especialista de mercado imobiliário, com mais de 20 anos atuação.

  Segundo dados da Prefeitura de Bananeiras, os meses entre junho e agosto representam o ápice do turismo da região. Durante os quatro dias de festejos juninos, por exemplo, a cidade chega a receber 75 mil visitantes.  O projeto “Caminhos do Frio” também movimenta o turismo e a economia local nos meses de julho e agosto.gTczLLs.jpg

  Com um casario que reúne mais de 80 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estados da Paraíba (IPHAEP), Bananeiras conserva a arquitetura do final do período colonial, que marca o auge econômico da região.  Também é um convite para os amantes da gastronomia aproveitarem as variadas opções que a cidade oferece.

SAIBA MAIS

   As construtoras MHR e Pacto Urbanismo lançaram no mês de junho o Condomínio de Campo Jardim Imperial, projeto com 360 terrenos de 350 até 1.400 metros quadrados, numa área total de 24 hectares, sendo que 50 mil metros quadrados serão totalmente preservados para manter a área verde nativa e o contato permanente com a natureza.

  “O condomínio é um empreendimento com características únicas e inovadoras. Uma excelente opção de negócio, tanto para quem for morar no local, quanto para quem procura lazer e confraternização nos finais de semana e feriados, ou ainda, para quem busca um retorno do investimento por meio de aluguel da casa”, explica o empresário Carlos Antônio Ramalho, diretor da MHR e um dos sócios do empreendimento.

9w0ymwW.png

Startup potiguar lança aplicativo voltado para serviços e passeios turísticos no RN e Paraíba

Airton Bulhões,

    Mais uma ferramenta está disponível para download o aplicativo de passeios e transportes turístico terrestre uTUR. A novidade está liberada gratuitamente para celulares com sistema Android e IOS e foi desenvolvida por potiguares. O app também opera na versão desktop.

  O aplicativo disponibiliza para quem consultar mapa com a rota programada  podendo o usuário acompanhar em tempo real o trajeto que está fazendo e, antecipadamente, ter comunicação direta com os envolvidos, podendo assim obter todas as informações sobre o motorista e veículo que serão utilizados.

  O uTUR conta com excursões privativas e compartilhadas para os principais cartões postais do Nordeste. Entre os pontos turísticos, estão passeios pela Praia da Pipa e pelas Dunas de Genipabu, ambas no Rio Grande do Norte, e city tour em João Pessoa com pôr do sol na Praia do Jacaré, na Paraíba.

  Segundo William Wehby sócio da ferramenta o aplicativo possui diferenciais competitivos inovadores que garantem segurança, conforto e praticidade aos usuários.

  “Nós garantimos passeios e motoristas classificados através de avaliação do cliente, além de acompanhamento em tempo real, do início ao fim da excursão”, afirma.

O novo app atua exclusivamente com passeios e city tours, com interação total com todas as operadoras de turismo do país. Em breve, os usuários contarão com serviços de transfer privativos e compartilhados do aeroporto e de outros destinos para o local em que ficarão hospedados.

SAIBA MAIS

 Para mais informações, acesse: www.utur.com.br



Cooperativa Médica do RN comemora o Dia do Pediatra

Airton Bulhões,

A Cooperativa Médica do RN (Coopmed) comemora neste sábado o Dia do Pediatra e chama a atenção para a importância deste profissional, que promove uma assistência integral à criança, até a idade de 15 anos. “Os pediatras representam o recurso mais qualificado para atender a criança e o adolescente, tanto em nível de atenção primária quanto em níveis de maior complexidade”, afirma o presidente da Coopmed, Marcelo Cascudo.

   A Coopmed possui em seu quadro de especialistas 217 médicos pediatras que atendem na rede de atenção básica em saúde e em hospitais públicos e privados, realizando atendimentos dos mais simples aos super complexos.

  Para o superintendente da Coopmed-RN, Márcio Paiva,cuidar da saúde da criança é fundamental para que ela desfrute plenamente da infância e leve esses resultados para a vida adulta. 

   A atualização profissional é uma das metas da Coopmed  e. no início de julho, a cooperativa promoveu o curso de Eco Cardiograma Funcional ou Ultrassom Cardíaco a beira do leito para pediatras. Além disso, pelo menos três vezes ao ano, é realizado para os especialistas o PALS (Emergências pediátricas).“Os cursos além de qualificar, atualizam os profissionais sobre ferramentas úteis e modernas na rotina diária de urgências e UTI”, explica o superintendente.



Tribunal de Contas promove palestra abrindo a edição do projeto “TCE Inova

Airton Bulhões,

Será realizada no próximo dia 2 de agosto a primeira edição do “TCE Inova” que irá debater temas atuais e relevantes, na área jurídico-processual.

A promoção é do Tribunal de Contas do Estado e a primeira edição terá a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (foto), e do juiz federal Eduardo Sousa Dantas que terá como tema “Meios Alternativos de Solução de Conflitos no âmbito dos Tribunais de Contas”.

A palestra será realizada no auditório do TCE, na avenida  Getúlio Vargas, 690, das 09h às 12h. Os palestrantes irão falar sobre a possibilidade de utilização da conciliação e da mediação nos conflitos oriundos das Cortes de Contas do Brasil. 

O TCE Inova é coordenado pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com a Consultoria Jurídica e o Ministério Público de Contas. O evento é direcionado aos servidores do TCE/RN, jurisdicionados, principalmente aos assessores e procuradores municipais, profissionais e estudantes. 

SAIBA MAIS

 As inscrições para a participação no evento estão disponíveis no site da Escola de Contas Professor Severino Lopes, através do link http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Curso.

PJ1hxRi.jpg
1-20 de 1865